Nos primeiros anos da longa vida de estudos, Christopher Dawson ( 1 8 8 9 – 1 9 7 0 ) assumiu o propósito de pesquisar a história da civilização europeia à luz de uma ideia-chave: de que a religião é a força dinâmica, o elemento básico e a inspiração de toda a atividade humana mais elevada, e que, portanto, a cultura de uma época baseava-se na religião, e não vice-versa.
Essa era uma tarefa muito exigente, pois pressupunha um conhecimento íntimo detalhado da história – política, intelectual, social, estética e conômica – das culturas que incumbiu-se de estudar. The Age of the Gods (A Era dos Deuses) foi o resultado de muitos anos de pesquisa sobre a religião do homem primitivo e as primeiras civilizações do Oriente. Por muitos anos, esse figurou como seu maior e único feito, recebendo elogios imediatos da crítica.
Há quarenta anos, antes do imenso sucesso da obra de Arnold J. Toynbee ( 1 8 8 9 – 1 975 ) , os leitores de história mundial tinham recebido de Oswald Spengler ( 1 8 8 0- 1 93 6 ) um retrato sombrio do Ocidente em declínio, e de H. G. Wells ( 1 8 6 6 – 1 946 ) um painel tendencioso em The O utline of History (Uma Breve História do Mundo).
A obra de Dawson era muito erudita, mas nela não havia nada de difícil ou esotérico. Não impunha modelos aos acontecimentos nem criava um vocabulário para expressar as próprias ideias. As ideias que usava eram as comuns a todo o pensamento humano.
Sua mente tinha a clareza da sabedoria, não a simplicidade do superficial, e o estilo era lúcido e livre.
O segundo volume deveria ter abrangido a civilização do mundo clássico, e Dawson seria muitíssimo competente para fazê-lo, mas deixou-o de lado, talvez porque sentisse que gerações de excelentes mentes já a tivessem tornado conhecida, e escreveu a respeito de algo que, na ocasião, era um campo menos cultivado, o crepúsculo da civilização clássica e a alvorada da cultura cristã medieval. Chamou o livro de The Mak ing of Europe (A Criação da Europa).
A Divisão Da Cristandade
- História, Religião
- 34 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.