Cadernos De Leitura Multimodal

Cadernos De Leitura Multimodal é composto por propostas de intervenção construídas pelos mestres formados pela quarta turma do PROFLETRAS.

Cadernos De Leitura Multimodal é composto por propostas de intervenção construídas pelos mestres formados pela quarta turma do PROFLETRAS, Mestrado Profissional em Letras em Rede, Unidade de Itabaiana. O material aqui apresentado foi produzido para ser utilizado por professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II.

Cada caderno traz dicas e tutoriais de como as atividades de Língua Portuguesa podem ser desenvolvidas ou adaptadas conforme as disponibilidades da escola em que serão colocadas em prática. As propostas foram aplicadas durante as pesquisas realizadas e, em seguida, ajustadas, para que outros professores possam utilizá-las, respeitando a abordagem metodológica que dá sustentação à proposição das atividades.

A questão da multimodalidade está atrelada à presença das novas tecnologias da comunicação e informação que demandam reflexões sobre o novo perfil de leitor e produtor de textos. Vivemos uma época de supervalorização da tela para a aprendizagem, em tempos de educação remota.

O contexto digital demanda alunos adaptados ao movimento das telas, à velocidade das imagens e a posturas críticas diante práticas síncronas e assíncronas da educação a distância. Assim, no contexto atual, a linguagem multimodal exige novas habilidades dos leitores e produtores de textos híbridos e fronteiriços próprios da era digital.

Partindo desse contexto, as abordagens de leitura e escrita que compõem cada uma das propostas reunidas nesta coletânea privilegiam a leitura e a produção de textos multimodais e o uso das novas tecnologias em sala de aula. As pesquisas foram planejadas e aplicadas em parceria entre os professores da educação básica e os pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe, com o intuito de melhorar as práticas pedagógicas nas escolas onde os projetos foram aplicados.

Com esses sete trabalhos reunidos, ressaltamos a importância da divulgação das pesquisas elaboradas no âmbito do PROFLETRAS, para que outros professores possam adaptá-las a suas realidades. Nossa principal meta é a melhoria dos índices de leitura e escrita dos alunos da Educação Básica por meio de produção de atividades didáticas fundamentadas por conceitos e pressupostos linguísticos e literários relevantes para práticas escolares contemporâneas.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Cadernos De Leitura Multimodal

Cadernos De Leitura Multimodal é composto por propostas de intervenção construídas pelos mestres formados pela quarta turma do PROFLETRAS.

Cadernos De Leitura Multimodal é composto por propostas de intervenção construídas pelos mestres formados pela quarta turma do PROFLETRAS, Mestrado Profissional em Letras em Rede, Unidade de Itabaiana. O material aqui apresentado foi produzido para ser utilizado por professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II.

Cada caderno traz dicas e tutoriais de como as atividades de Língua Portuguesa podem ser desenvolvidas ou adaptadas conforme as disponibilidades da escola em que serão colocadas em prática. As propostas foram aplicadas durante as pesquisas realizadas e, em seguida, ajustadas, para que outros professores possam utilizá-las, respeitando a abordagem metodológica que dá sustentação à proposição das atividades.

A questão da multimodalidade está atrelada à presença das novas tecnologias da comunicação e informação que demandam reflexões sobre o novo perfil de leitor e produtor de textos. Vivemos uma época de supervalorização da tela para a aprendizagem, em tempos de educação remota.

O contexto digital demanda alunos adaptados ao movimento das telas, à velocidade das imagens e a posturas críticas diante práticas síncronas e assíncronas da educação a distância. Assim, no contexto atual, a linguagem multimodal exige novas habilidades dos leitores e produtores de textos híbridos e fronteiriços próprios da era digital.

Partindo desse contexto, as abordagens de leitura e escrita que compõem cada uma das propostas reunidas nesta coletânea privilegiam a leitura e a produção de textos multimodais e o uso das novas tecnologias em sala de aula. As pesquisas foram planejadas e aplicadas em parceria entre os professores da educação básica e os pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe, com o intuito de melhorar as práticas pedagógicas nas escolas onde os projetos foram aplicados.

Com esses sete trabalhos reunidos, ressaltamos a importância da divulgação das pesquisas elaboradas no âmbito do PROFLETRAS, para que outros professores possam adaptá-las a suas realidades. Nossa principal meta é a melhoria dos índices de leitura e escrita dos alunos da Educação Básica por meio de produção de atividades didáticas fundamentadas por conceitos e pressupostos linguísticos e literários relevantes para práticas escolares contemporâneas.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog