Com o objetivo de divulgar e promover o debate sobre as perspectivas multidisciplinares em Fonoaudiologia, vivenciadas nestes mais de 24 anos de criação do Curso de Fonoaudiologia e 3 anos do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília-SP, organizamos este livro com a pretensão de apresentar à comunidade científica fonoaudiológica e afins as contribuições mais peculiares de cada um dos docentes do Curso que participam dessa obra.
Dentre os aspectos investigados pelo campo de conhecimento da Fonoaudiologia, destacam-se os distúrbios da comunicação humana. Trata-se da investigação das características dos desvios e diferenças dos processos envolvidos na linguagem, na fala, na audição, bem como nas funções orofaciais e deglutição. Sendo uma ciência preocupada com a aplicabilidade dos conhecimentos que produz, a Fonoaudiologia objetiva produzir conhecimentos a respeito da prevenção, avaliação e terapia dos distúrbios da comunicação humana, sob a ótica fonoaudiológica.
Em seus procedimentos de atuação e investigação, a Fonoaudiologia reúne disciplinas de áreas básicas (como Ciências Biológicas, Psicologia, Pedagogia, Linguística) e disciplinas de áreas aplicadas (como Audiologia, Linguagem, Fala, Funções Orofaciais e deglutição), visando compreender implicações dos aspectos biopsicossociais de processos saudáveis e desviantes da comunicação humana na prevenção, avaliação, diagnóstico e terapia fonoaudiológica.
Ciência de característica multidisciplinar, a Fonoaudiologia possui pontos de convergência com pelo menos três grandes áreas do conhecimento acadêmico: (1) Ciências Biológicas; (2) Ciências da Saúde; e (3) Ciências Sociais e Humanas. Esses pontos de convergência permearam o trabalho do Departamento de Fonoaudiologia, o Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia e também este livro, que está dividido em duas partes.
A Parte 1, intitulada Bases biopsicossociais da comunicação humana em Fonoaudiologia, denominação coincidente de uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, da UNESP, apresenta capítulos que enfocaram os aspectos morfológicos, neuroanatômicos, genéticos e linguísticos em processos saudáveis e desviantes da comunicação humana, tais como enfocados pelo campo da Fonoaudiologia.
A Parte 2, intitulada Promoção, prevenção, avaliação e terapia em Fonoaudiologia, denominação semelhante a uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, da UNESP, apresenta capítulos que enfocam os aspectos voltados à promoção, prevenção em Fonoaudiologia, bem como processos envolvidos na avaliação, no diagnóstico e na terapia das funções orofaciais, da audição e da linguagem.