Produção Escrita

O objetivo deste livro é proporcionar aos professores uma reflexão teórica sobre o que significa a expressão gêneros textuais e a importância desse conceito

Tem-se falado muito em gêneros textuais ultimamente. Os Parâmetros Curriculares Nacionais mencionam essa noção e se valem dela para tratar das práticas de compreensão e produção de textos orais e escritos. Os critérios de avaliação de livros didáticos do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) enfatizam a importância da diversidade de gêneros textuais nas atividades de compreensão e produção de textos, tanto escritos quanto orais. Os livros didáticos, por sua vez, têm se empenhado em apresentar coletâneas que incluam textos de diversos gêneros.

Afinal, o que significa a expressão gêneros textuais? Qual a importância desse conceito para o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa? Como se pode utilizá-lo no trabalho com produção de textos escritos nas séries ou ciclos iniciais do Ensino Fundamental? Este Caderno busca responder a essas perguntas.

Nosso objetivo é proporcionar aos professores uma reflexão teórica que lhes permita apropriar-se do conceito de gênero textual, de modo que, a partir daí, eles possam construir, com liberdade e segurança, uma prática pedagógica consistente no campo da produção de textos escritos.

Para atingir essa meta, na primeira seção, trataremos do conceito central e de outros que se relacionam a ele, como tipo textual e contexto social de circulação, procurando fazê-lo de forma clara e agradável (o gênero Caderno de Formação de Professores exige um texto bom de ler…).

Na seção 2, vamos tratar especificamente da entrada de um gênero na sala de aula: o texto de opinião. Nesse momento, vamos nos valer de uma experiência enriquecedora de que participamos junto com o CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – da cidade de São Paulo. Trata-se de um concurso de redação de âmbito nacional, chamado “Escrevendo o Futuro”, que é promovido por essa entidade. Esse concurso tem a peculiaridade de investir na formação dos professores das escolas públicas, por meio da elaboração e divulgação de uma coleção de três livros com orientações para a realização de oficinas de produção de textos em sala de aula. O material aborda três gêneros textuais: texto de opinião, memórias e poesia.

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Nosso objetivo é proporcionar aos professores uma reflexão teórica que lhes permita apropriar-se do conceito de gênero textual, de modo que, a partir daí, eles possam construir, com liberdade e segurança, uma prática pedagógica consistente no campo da produção de textos escritos.

Para atingir essa meta, na primeira seção, trataremos do conceito central e de outros que se relacionam a ele, como tipo textual e contexto social de circulação, procurando fazê-lo de forma clara e agradável (o gênero Caderno de Formação de Professores exige um texto bom de ler…).

Na seção 2, vamos tratar especificamente da entrada de um gênero na sala de aula: o texto de opinião. Nesse momento, vamos nos valer de uma experiência enriquecedora de que participamos junto com o CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – da cidade de São Paulo. Trata-se de um concurso de redação de âmbito nacional, chamado “Escrevendo o Futuro”, que é promovido por essa entidade. Esse concurso tem a peculiaridade de investir na formação dos professores das escolas públicas, por meio da elaboração e divulgação de uma coleção de três livros com orientações para a realização de oficinas de produção de textos em sala de aula. O material aborda três gêneros textuais: texto de opinião, memórias e poesia.

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