
Esta obra traz em sua consecução a possibilidade de um olhar amplo, detalhado e atual sobre paradigmas conceituais e avanços tecnológicos.
Em seus três segmentos são abordados aspectos da genética como subsídios necessários para entender as síndromes e alguns dos transtornos do desenvolvimento, são apresentados os recursos tecnológicos utilizados na avaliação da fala, distúrbios da fluência e ressonância, que permitem análises mais objetivas e fidedignas dos comportamentos observados
Também são apresentados protocolos de avaliação fonoaudiológica atualmente utilizados como balizadores do desenvolvimento infantil possibilitando planejar a intervenção e pensar em prognóstico, são discutidos protocolos para avaliação da fala e avaliação miofuncional orofacial.
Este livro é produto do evento intitulado “II Simpósio Internacional do Grupo de Pesquisa Avaliação da Fala e da Linguagem – Perspectivas Interdisciplinares em Fonoaudiologia e 1º Encontro de Pesquisadores em Linguagem”, realizado na Unesp-Marília.
O título do livro é fiel ao tema do evento: Avaliação Da Fala E Da Linguagem: Perspectivas Interdisciplinares. Nesta edição, o evento contou com a comissão cientíica dos professores doutores: Ana Luiza Navas (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo-FCMSCSP), Antonio Richieri-Costa (Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Anomalias Craniofaciais-HRAC-USP), Brasília Maria Chiari (Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP), Célia Maria Giacheti (Universidade Estadual Paulista-Unesp), Dionísia Cusin Lamônica (Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo-USP) e Lourenço Chacon (Universidade Estadual Paulista-Unesp).
Os temas abordados durante o evento atenderam às duas principais linhas de investigação desenvolvidas pelo grupo de pesquisa “Avaliação da Fala e Linguagem”, a saber: (1) caracterização de fenótipos de linguagem e cognição de diferentes condições associados ou não a síndromes genéticas e; (2) procedimentos e instrumentos para avaliação das habilidades de linguagem, fala e motricidade orofacial.
Dentre as principais contribuições do evento, destaca-se o enfoque interdisciplinar da avaliação e do diagnóstico dos diferentes distúrbios da comunicação.
Os temas abordados incluíram conhecimento especíico, principalmente sobre o processo de avaliação (e, em alguns casos, a intervenção) da linguagem falada e escrita, além de informações atuais sobre áreas correlatas, como a genética, a psicologia, a neurologia e a neurociências.
