
A Serra do Jatobá, Serra Branca, Paraíba, destaca-se como um grande afloramento granítico esbranquiçado, com boa parte da superfície destituída de, ou com pouca vegetação visível. Esse afloramento é utilizado pelas comunidades locais para o pastejo de caprinos e ovinos, bem como para a formação de tanques ou caldeirões a serem utilizados na estação seca.
É visitado esporadicamente por pessoas do próprio município, de outras regiões e raros estrangeiros, atraídos pela peculiaridade da paisagem. Apesar de constituir uma paisagem com destacada beleza cênica, não são conhecidas informações que suportem o uso sustentável desse recurso natural.
Apresentamos aqui uma lista comentada e ilustrada das angiospermas e pteridófitas que compõem a vegetação da Serra do Jatobá, buscando subsidiar ações que tornem possível o uso sustentável desse afloramento, bem como possibilitar o reconhecimento do seu componente florístico por visitantes e pessoas da comunidade local.
A Serra do Jatobá está localizada a cerca de 10 km da sede do município de Serra Branca, Paraíba nas coordenadas 07°29’46″S e 36°44’36″W, com uma altitude máxima de 763m. Trata-se de um afloramento granítico de coloração esbranquiçada, facilmente visualizável a partir da Br 412, à medida em que o viajante se aproxima da cidade de Serra Branca. Para a elaboração desse livro, foram realizadas cinco coletas incluindo períodos secos e chuvosos.
Nossa pesquisa de campo revelou para a Serra do Jatobá um total de 78 famílias, 194 gêneros e 264 espécies, sendo seis famílias de Licófitas e Monilófitas, três famílias de Angiospermas Basais, 16 monocotiledôneas e 52 Eudicotiledôneas. Entre os demais grupos de plantas, as Pteridófitas foram representadas por seis gêneros e seis espécies, as Angiospermas basais por três gêneros e três espécies, as Monocotiledôneas, por 33 gêneros e 42 espécies e Eudicotiledôneas, por 152 gêneros e 213 espécies. As famílias com maior número de espécies foram: Fabaceae, com 40 espécies, Euphorbiaceae, com 23, Convolvulaceae, com 14, Malvaceae, com 13, Asteraceae, com 12 e Cyperaceae, com 10.











