O livro Ensino Por Investigação: Possibilidades E Reflexões No Pibid Física IFPR é fruto do trabalho de docentes e discentes envolvidos com a educação básica e a formação de professores de Física no litoral paranaense.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é desenvolvido no Instituto Federal do Paraná (IFPR) desde o segundo semestre do ano de 2012, envolvendo cursos de licenciatura dos campi Palmas e Paranaguá. Trata-se de uma iniciativa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem como finalidade a melhoria da qualidade da formação dos professores e da educação básica brasileira, atuando por meio da concessão de bolsas a estudantes de licenciatura, professores da educação básica e das instituições de ensino superior.
O PIBID visa a contribuir na formação de futuros docentes, tornando-os capazes de desenvolver estratégias didático-metodológicas diferenciadas. Além disso, objetiva trazê-los ao olhar investigativo em sala de aula por meio de acompanhamento e participação nas aulas, preparação dos conteúdos e vivências dentro da escola, possibilitando-lhes assim uma formação enquanto professor-pesquisador.
O programa ainda permite uma aproximação na relação entre escolas da rede pública de ensino e instituições de ensino superior, criando muitas possibilidades tanto de atuação quanto de reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores, valorizando o papel dos professores da educação básica e buscando uma melhoria na qualidade da educação.
O objetivo da proposta do subprojeto Física do PIBID/IFPR consiste em proporcionar aos licenciandos uma experiência prática da realidade escolar que possibilite aos mesmos fazer relações entre a teoria e a prática desde o início da graduação, oportunizando mais tempo e vivências no ambiente escolar além do previsto na grade curricular do curso.
Desse modo, busca-se realizar o planejamento de ações estratégicas conjuntamente com os professores supervisores das escolas de atuação do subprojeto, envolvendo atividades diferenciadas durante as aulas de Física e Ciências. Dentre elas, tem-se a realização de atividades experimentais simples em sala de aula que possibilitem melhor entendimento dos conteúdos trabalhados. Além disso, verifica-se a inserção de metodologias que possam explorar tecnologias de informação e comunicação no ensino contextualizado dos conteúdos de Física e Ciências.