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¡Hablemos Español! faz uma trajetória das concepções de ensino em relação ao estudo do ensino da língua espanhola no Brasil mais especificamente nos currículos do Ensino Médio e da concepção de aluno e educador que se quer formar.
Remete a questões como, por exemplo, que tipo de ser humano se quer formar ou que tipo de ensino estamos todos vivenciando e fazendo no que diz respeito ao ensino de línguas estrangeiras modernas, quando se pergunta que método de ensino tem sido utilizados historicamente depois da obrigatoriedade da Lei do Espanhol 11.176/2005 e que mudou nos parâmetros curriculares?
Esta Lei mexeu com editoras e escritores de livros didáticos, e viabilizou um estudo do que vinha sendo feito antes, porque já na década de 40 e 60 o ensino de espanhol já estava inserido nos currículos escolares juntamente com a oferta de inglês, francês e alemão, sendo que a língua inglesa era obrigatória e as demais optativas.
Nesse contexto, o MERCOSUL atou como uma das molas propulsoras do ensino de ELE nas escolas brasileiras mas foi com a promulgação da Lei 11.176/2005 de autoria do Deputado Federal Átila de Freitas Lira, que tornou o ensino de Língua Espanhola obrigatório no Ensino Médio e esta medida pode ser considerada como o Boom do Ensino de Espanhol no Brasil, porque as seducs passaram a ofertar vagas nos editais de concurso para professores o que impulsou a oferta de livros didáticos, formação de professores pelas universidades brasileiras, e todo um contexto voltado para o mercado editorial.
Os autores fazem um percurso histórico e uma discussão sobre o ensino de ELE principalmente na parte em que discutem as concepções do Ensino de ELE de 1942 até a atualidade. Depois da Lei 11.176/2005 que movimentaram homens e mulheres de boa fé a se movimentarem depois da aprovação da Lei 13.415 que definiu apenas o Inglês como disciplina de idioma estrangeiro obrigatória no Ensino Médio o que despertou nas Associações de Professores de Espanhol de todo o Brasil um movimento denominado de FICA ESPANHOL, movimento este que através de professores, alunos de espanhol e entidades de classe venham a público promover debates e eventos científicos para discutir questões que consideram ser um retrocesso, porque no contexto da Lei 13.415, e a reforma do Novo Ensino Médio proposta pelo governo Temer.
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