¡Hablemos Español!

¡Hablemos Español! faz uma trajetória das concepções de ensino em relação ao estudo do ensino da língua espanhola no Brasil

¡Hablemos Español! faz uma trajetória das concepções de ensino em relação ao estudo do ensino da língua espanhola no Brasil mais especificamente nos currículos do Ensino Médio e da concepção de aluno e educador que se quer formar.

Remete a questões como, por exemplo, que tipo de ser humano se quer formar ou que tipo de ensino estamos todos vivenciando e fazendo no que diz respeito ao ensino de línguas estrangeiras modernas, quando se pergunta que método de ensino tem sido utilizados historicamente depois da obrigatoriedade da Lei do Espanhol 11.176/2005 e que mudou nos parâmetros curriculares?

Esta Lei mexeu com editoras e escritores de livros didáticos, e viabilizou um estudo do que vinha sendo feito antes, porque já na década de 40 e 60 o ensino de espanhol já estava inserido nos currículos escolares juntamente com a oferta de inglês, francês e alemão, sendo que a língua inglesa era obrigatória e as demais optativas.

Nesse contexto, o MERCOSUL atou como uma das molas propulsoras do ensino de ELE nas escolas brasileiras mas foi com a promulgação da Lei 11.176/2005 de autoria do Deputado Federal Átila de Freitas Lira, que tornou o ensino de Língua Espanhola obrigatório no Ensino Médio e esta medida pode ser considerada como o Boom do Ensino de Espanhol no Brasil, porque as seducs passaram a ofertar vagas nos editais de concurso para professores o que impulsou a oferta de livros didáticos, formação de professores pelas universidades brasileiras, e todo um contexto voltado para o mercado editorial.

Os autores fazem um percurso histórico e uma discussão sobre o ensino de ELE principalmente na parte em que discutem as concepções do Ensino de ELE de 1942 até a atualidade. Depois da Lei 11.176/2005 que movimentaram homens e mulheres de boa fé a se movimentarem depois da aprovação da Lei 13.415 que definiu apenas o Inglês como disciplina de idioma estrangeiro obrigatória no Ensino Médio o que despertou nas Associações de Professores de Espanhol de todo o Brasil um movimento denominado de FICA ESPANHOL, movimento este que através de professores, alunos de espanhol e entidades de classe venham a público promover debates e eventos científicos para discutir questões que consideram ser um retrocesso, porque no contexto da Lei 13.415, e a reforma do Novo Ensino Médio proposta pelo governo Temer.

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Esta Lei mexeu com editoras e escritores de livros didáticos, e viabilizou um estudo do que vinha sendo feito antes, porque já na década de 40 e 60 o ensino de espanhol já estava inserido nos currículos escolares juntamente com a oferta de inglês, francês e alemão, sendo que a língua inglesa era obrigatória e as demais optativas.

Nesse contexto, o MERCOSUL atou como uma das molas propulsoras do ensino de ELE nas escolas brasileiras mas foi com a promulgação da Lei 11.176/2005 de autoria do Deputado Federal Átila de Freitas Lira, que tornou o ensino de Língua Espanhola obrigatório no Ensino Médio e esta medida pode ser considerada como o Boom do Ensino de Espanhol no Brasil, porque as seducs passaram a ofertar vagas nos editais de concurso para professores o que impulsou a oferta de livros didáticos, formação de professores pelas universidades brasileiras, e todo um contexto voltado para o mercado editorial.

Os autores fazem um percurso histórico e uma discussão sobre o ensino de ELE principalmente na parte em que discutem as concepções do Ensino de ELE de 1942 até a atualidade. Depois da Lei 11.176/2005 que movimentaram homens e mulheres de boa fé a se movimentarem depois da aprovação da Lei 13.415 que definiu apenas o Inglês como disciplina de idioma estrangeiro obrigatória no Ensino Médio o que despertou nas Associações de Professores de Espanhol de todo o Brasil um movimento denominado de FICA ESPANHOL, movimento este que através de professores, alunos de espanhol e entidades de classe venham a público promover debates e eventos científicos para discutir questões que consideram ser um retrocesso, porque no contexto da Lei 13.415, e a reforma do Novo Ensino Médio proposta pelo governo Temer.

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