
Para a construção de Comunicação E Sensibilidade nos propusemos a refletir sobre como intensidades inomináveis da experiência comunicacional podem ser metodologicamente pensadas e reconhecidas como um tipo de pensamento.
O foco de nossa preocupação editorial é em conseguir compreender como se faz a pesquisa. Nossa inspiração se propõe a pensar metodologicamente os campos de abordagens possíveis para o estudo da experiência estética.
As formulações teóricas têm sido amplamente visitadas nos encontros, mas as formas de tratamento metodológico merecem, no momento, maior e mais ampla reflexão.
Como os pesquisadores elaboram suas abordagens, como se encarna epistemologicamente a intuição ou constatação do efeito estético em nossas produções de sentido? Quais soluções são construídas a fim de evidenciar e/ou sustentar possíveis experiências estéticas? Como o campo da comunicação tem oferecido ferramentas metodológicas para o estudo da sensibilidade?
A intenção de Comunicação E Sensibilidade é fazer conhecer diferentes campos de reflexão sobre a emergência do fenômeno sensível, como forma de produção de experiência estética em nosso fazer científico e nas compreensões que construímos sobre nossos objetos de estudo.
Objetos que variam substancialmente, sejam eles produtos concretos das indústrias de entretenimento contemporâneas, sejam matizes estéticas de uma expressão política e cultural ou os próprios objetos artísticos (que originalmente foram considerados como mais aptos a suscitar experiências estéticas).
Nesse sentido, não há como deixar de perceber ecos das discussões anteriores como o da amplitude heurística da noção de experiência estética, seu escopo e papel na reflexão filosófica contemporânea ou mesmo sua relação com os processos de midiatização.
O passo seguinte que Comunicação E Sensibilidade se propõe é, considerando essas importantes reflexões, de promover uma partilha de procedimentos metodológicos a partir da qual possamos testar a eficiência do conceito e de nossas estratégias de apreensão do fenômeno.
Nessa condição, oferecemos pistas que não apenas remetem aos procedimentos já executados (à tradição de estudos sobre o fenômeno da experiência estética) mas sobretudo ao horizonte de possibilidades aberto a partir do tipo de estudo realizado.
Isso significa pensar, simultaneamente, passado, presente e futuro de formas atravessadas e em reconstrução, aspectos históricos, políticos, semióticos, afetivos e tecnológicos que perpassam a emergência da experiência estética.
