
Este livro-coletânea, organizado por Maria Helena Weber, Maria Pfeiffer Coelho e Carlos Locatelli, resume uma agenda de pesquisa de mais de uma década que busca entender como a comunicação pública no Brasil influencia os eventos históricos, a política, a sociedade e afeta práticas comunicacionais de longo prazo.
O livro se destaca no percurso conceitual da comunicação pública no país, demonstrando como esse conceito vem sendo aproveitado para classificar ações, discursos, produtos e a publicidade de governos, assim como para defender relações entre a sociedade, o Estado e dispositivos comunicacionais e midiáticos.
Os textos apresentam testes empíricos e exemplos ricos sobre as causas e as consequências da variabilidade institucional sobre o campo da Comunicação e da Política nos últimos 15 anos, o que coincide com a ampliação do debate público sobre a comunicação e seus dispositivos midiáticos que, na circulação dos significados, produzem e reproduzem práticas sociais.
Reúne 31 artigos de 31 autores que atuam em 16 universidades brasileiras e quatro universidades do exterior. Os autores, em suas análises, apresentam resultados de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica e, em suas conclusões, apontam para um eixo problematizador nas diferentes experiências epistemológicas vivenciadas: o interesse público da comunicação, ou sua função social.
Comunicação Pública E Política apresenta aspectos históricos, acontecimentos e relações da comunicação com o debate no espaço público, problematizando a realidade ao induzir explicações e respostas simples a conflitos e situações de desequilíbrio, liberdade, igualdade e justiça.
Essa proposta certamente contribuirá, também, para uma distribuição mais equitativa dos saberes sobre a temática da comunicação pública e política em espaços acadêmicos de formação e pesquisa.
Comunicação Pública E Política inclui temas como redes de comunicação pública, disputas de narrativas entre grupos econômicos, instituições, grupos sociais e Estado na repercussão dos acontecimentos e normativas das políticas públicas de comunicação…
