Esta é uma tese sobre a obra e a vida de Edgar Rodrigues, memorialista do anarquismo no Brasil e em Portugal. Inverti propositalmente a formulação mais frequente do binômio, presente em teses ou livros que também estudam a vida e a obra de um autor – vida e obra de Karl Marx, vida e obra de Lima Barreto, dentre inúmeros possíveis exemplos – apenas para afirmar o caráter do trabalho. Trata-se de uma tese mais sobre a obra do que sobre a vida de Edgar Rodrigues. Na verdade, um trabalho sobre alguns aspectos – aqueles que nos pareceram mais importantes – de sua vasta obra, que não pretendemos, nem acreditamos ser possível, “esgotar” nos limites de um trabalho acadêmico.
É claro que, até certo ponto, vida e obra estão sempre entrelaçadas, são indissociáveis.
Entretanto, cada uma delas possui e guarda uma relativa autonomia. A vida, obviamente, precede cronologicamente a obra, a elaboração da obra. Entretanto, a vida humana é tão efêmera, enquanto a obra, sobretudo a obra relevante, a obra de qualidade, pode, como sabemos, sobreviver a séculos, preservando sua importância e mesmo sua atualidade.
Afinal, “a obra feita é sempre maior do que quem a fez”.
Talvez seja o caso da obra do autor que escolhi estudar, Edgar Rodrigues, recentemente falecido, no Rio de Janeiro, em junho de 2009, aos 88 anos. Penso que sua obra sobrevive, e permanecerá por longo tempo contribuindo para os estudos, pesquisas e trabalhos sobre o anarquismo e o movimento operário e sindical, no Brasil e em Portugal.
Esta é apenas uma advertência inicial ao leitor, no sentido de deixar claro que a tese não é uma biografia, um estudo da vida, de Edgar Rodrigues. Entretanto, certamente consultamos, pesquisamos e apresentamos, ao longo do trabalho, dados biográficos que nos pareceram imprescindíveis ou, ao menos, relevantes para as nossas reflexões e para a elaboração de nossas conclusões.
Um Homem Vale Um Homem: Memória, História E Anarquismo Na Obra De Edgar Rodrigues
- Ciências Sociais, História, Teses E Dissertações
- 17 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.