
Das 1.700 obras que compõem o acervo da Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), a maior coleção de arte do Espírito Santo, cerca de um quinto são fotografias. A coleção incorpora e reflete uma multiplicidade de temas, técnicas e abordagens que caracterizam a produção fotográfica do último meio século no estado. Imagens documentais — que informam, zelando pela forma — dividem espaço com experimentações poéticas.
Diferentes tipos de matrizes e de suportes fotográficos nos permitem passar pelas muitas tecnologias que constituem a fotografia. Fotógrafos, fotógrafos-artistas e artistas-fotógrafos entram aqui em diálogo. Os conjuntos expostos mostram essa pluralidade.
Não optamos pela harmonia, porque o preço a ser pago seria deixar de fora o ruído provocado pela diferença. Propomos, sim, uma experiência estética da dissonância. Aqui, entre as cem fotografias de 55 autores, o comum não pressupõe o apagamento das diferenças. Ao contrário, reflete a multiplicidade que desejamos celebrar.
As fotografias do acervo carregam consigo a ideia de autoria, tão cara à fotografia moderna e tão problematizada na contemporaneidade. Na exposição, propomos relações estabelecidas originalmente não pelos artistas autores, mas por nós, dois artistas-curadores que compreendemos esta ação curatorial como um espaço de criação. Lidando com temáticas e estéticas, poéticas e processos dos mais variados, combinamos as fotografias organizando-as em núcleos que contemplam manifestações populares, denúncias, paisagens, documentação de artes, experimentações fotográficas.
Este catálogo expõe um recorte importante do acervo fotográfico da Galeria de Arte Espaço Universitário da Ufes: são cem imagens de um total aproximado de trezentas fotografias produzidas nos últimos cinquenta anos, especialmente no Espírito Santo. É uma coleção plural que manifesta toda a multiplicidade de temas, técnicas e abordagens de seus autores.
Quando a Universidade reafirma as manifestações culturais do estado e do país, ela amplia e desenvolve os diferentes potenciais da criação artística e se mantém aberta e inclusiva. Com consistente atividade cultural, a Ufes estabelece dinâmico diálogo com a sociedade e possibilita novos espaços de criação. O catálogo que aqui se apresenta é mais uma significativa ação que populariza e democratiza o acesso do público aos bens culturais da Universidade, que também podem ser visualizados e pesquisados em diferentes plataformas.











