
O Simpósio H#1 – Corpolítico: Corpo E Política Nas Artes Da Presença, ocorrido em março de 2013 na cidade de Ouro Preto (MG), e proposto pelo grupo de pesquisa (CNPq) “Híbrida – poéticas híbridas da cena contemporânea” do Departamento de Artes Cênicas da UFOP, visou problematizar a partir de um olhar multidisciplinar a dimensão política inerente às artes da cena, potencializada pela presença corpórea – atual ou virtual – do artista.
Para tanto foram organizadas mesas de debate composta por docentes da Ufop e convidados externos, entremeadas por espetáculos de teatro e dança, bem como por videoinstalações e intervenções perfomáticas no espaço urbano da cidade de Ouro Preto.
As mesas propostas, bem como os espetáculos, as performances e as instalações tiveram assim o intuito de espacializar a discussão, potencializando o debate interdisciplinar sobre os múltiplos entendimentos acerca da intersecção entre política e artes cênicas propiciados pela presença corporal do artista, não apenas no “sentido histórico” transcurso, mas também no sentido de olharmos para o ontem e o hoje de forma crítica e interrogativa.
Assim, um conjunto de reflexões, de debates e, principalmente, de questões foi ali levantado e, posteriormente, materializado em forma de textos reflexivos, questionadores e, como não poderia deixar de ser, performáticos e políticos.
Tal resultado mostrou profundo potencial para além da experiência temporal e espacial do simpósio realizado em 2013, a ser explorado numa publicação que se abrisse a novos públicos/leitores, a novas questões, a reflexões e a transformações.
A compilação dos presentes textos visa assim preservar a memória viva do evento, organizado também em torno da presença no Brasil do dançarino Butô Yoshito Ohno, em ocasião do projeto Winds of Times, ampliando e difundindo assim algumas reflexões vividas naquele encontro. O evento contou com o apoio da Reitoria da Ufop e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
