Pós-Graduação E Internacionalização

Os trabalhos de Pós-Graduação E Internacionalização se inserem em um amplo contexto de discussão da formação de pessoas na educação profissional do IFRN.

Pós-Graduação E Internacionalização revela, na forma de coletânea, o conjunto de parte dos resultados obtidos nas teses de doutoramento, ou relatórios de pós-doutoramento de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, junto aos programas de Pós-graduação em Educação e Sociologia da Universidade do Minho – UMinho - em Portugal.

Os trabalhos desenvolvidos nessas teses e relatórios se inserem em um amplo contexto de discussão da formação de pessoas na educação profissional do IFRN, oriundas de diversas classes sociais, com destaque as pessoas originadas das camadas menos favorecidas socialmente.

Tais estudos refletem diferentes momentos da história de 110 anos de existência do IFRN. Todos os conteúdos se incluem em um processo mais amplo de reflexão sobre a educação pública brasileira, especialmente aquela desenvolvida em uma instituição mantida pelo Ministério da Educação do Brasil Os capítulos versam sobre temas que ampliam a visão do leitor a respeito da educação profissional em amplo espectro de conteúdos.

São, ao todo, doze capítulos que seguem um princípio básico: fornecer ao leitor um conjunto alargado de conhecimentos que revelam os diferentes matizes de uma educação profissional e tecnológica em uma cronologia que não segue o padrão rígido de uma temporalidade linear, mas as diversas interfaces que os temas revelam entre si.

Será possível conhecer os princípios pedagógicos das primeiras escolas em educação profissional a partir de uma análise historiográfica de documentos sobre Escola de Aprendizes de Natal (1909-1937) e reconhecer que o processo educacional naquele contexto estava mais voltado à construção de um ordenamento social por meio da disciplinarização dos educandos do que sua formação para uma profissão propriamente dita.

Ainda no contexto da formação dos estudantes em educação profissional, pode-se compreender que o efeito das políticas de cotas para a inserção de estudantes circunscritos nesses parâmetros é demonstrado no rendimento escolar e do capital intelectual acumulados pelos estudantes.

É revelada ainda a importância do ambiente escolar a convivência entre a diversidades de estudantes favorecem a evolução de uma nova e altiva postura nas atitudes e hábitos desses estudantes cotistas frente a realidade de suas origens.

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Os trabalhos desenvolvidos nessas teses e relatórios se inserem em um amplo contexto de discussão da formação de pessoas na educação profissional do IFRN, oriundas de diversas classes sociais, com destaque as pessoas originadas das camadas menos favorecidas socialmente.

Tais estudos refletem diferentes momentos da história de 110 anos de existência do IFRN. Todos os conteúdos se incluem em um processo mais amplo de reflexão sobre a educação pública brasileira, especialmente aquela desenvolvida em uma instituição mantida pelo Ministério da Educação do Brasil Os capítulos versam sobre temas que ampliam a visão do leitor a respeito da educação profissional em amplo espectro de conteúdos.

São, ao todo, doze capítulos que seguem um princípio básico: fornecer ao leitor um conjunto alargado de conhecimentos que revelam os diferentes matizes de uma educação profissional e tecnológica em uma cronologia que não segue o padrão rígido de uma temporalidade linear, mas as diversas interfaces que os temas revelam entre si.

Será possível conhecer os princípios pedagógicos das primeiras escolas em educação profissional a partir de uma análise historiográfica de documentos sobre Escola de Aprendizes de Natal (1909-1937) e reconhecer que o processo educacional naquele contexto estava mais voltado à construção de um ordenamento social por meio da disciplinarização dos educandos do que sua formação para uma profissão propriamente dita.

Ainda no contexto da formação dos estudantes em educação profissional, pode-se compreender que o efeito das políticas de cotas para a inserção de estudantes circunscritos nesses parâmetros é demonstrado no rendimento escolar e do capital intelectual acumulados pelos estudantes.

É revelada ainda a importância do ambiente escolar a convivência entre a diversidades de estudantes favorecem a evolução de uma nova e altiva postura nas atitudes e hábitos desses estudantes cotistas frente a realidade de suas origens.

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