![A obra Gênero E Resistência, dividida em dois volumes, resultou de trabalhos apresentados na ocasião do II Encontro de Pesquisa por/de/sobre Mulheres.](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2019/03/g%C3%AAnero-e-resist%C3%AAncia-2.png?w=800&ssl=1)
Resistir é manter-se firme, é não ceder. A escolha do título dessa obra parte dessa premissa: os capítulos a seguir denotam a necessidade de resistência frente aos desafios que se apresentam aos direitos e à existência das mulheres cis e trans, frente ao machismo e ao racismo, à homo, lesbo e transfobia, frente ao descaso e à invisibilização de tantos sujeitos – ou sujeitas – excluídos de garantias e de cidadania.
Mulheres do campo e da cidade, trabalhadoras, mães, prisioneiras, ativistas, profissionais de todas as áreas, mulheres com deficiência… em comum, a necessidade de não sucumbir. “Há todo um velho mundo ainda por destruir e todo um novo mundo a construir”, disse Rosa Luxemburgo. Resistência é pensar em como destruir o velho e mudar a realidade.
A obra Gênero E Resistência, dividida em dois volumes, resultou de trabalhos apresentados na ocasião do II Encontro de Pesquisa por/de/sobre Mulheres, realizado nos dias 18 e 19 de junho de 2018, na cidade de Curitiba, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O evento, organizado conjuntamente pelo Grupo de Pesquisa Política por/de/para Mulheres, pelo Instituto Política por.de.para Mulheres e pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), tinha por objetivo promover a publicização de trabalhos acadêmicos e profissionais de relevância no contexto do(s) feminismo(s) e estudos de gênero com abordagem interseccional – envolvendo outras categorias de análise como classe, raça, etnia, sexualidade e gerações.
Foi oportunizada a participação no II Encontro em duas modalidades: apresentação oral de comunicados científicos e envio de artigos científicos para o I Concurso de Artigos Científicos “Instituto Política por/de/para Mulheres”.
Com a proposta interdisciplinar do evento, foram aceitos trabalhos relacionados com as seguintes áreas temáticas: Participação das Mulheres na Política, Gênero e Representação Política; Políticas Públicas para Mulheres e Políticas Públicas de Gênero; Mulheres, Gênero, Mídia e Comunicação Política; Mulheres, interseccionalidades, história, ciência e linguagem; Mulheres, Gênero, Corpos e Subjetividades nas questões de saúde; Mulheres, Migrações, Acessibilidade e o Direito à Cidade; Mulheres e Direitos Fundamentais: limites e avanços nas teorias e nas práticas políticas; Intersecções Raça/Etnia, Gênero, Classe e Sexualidade: suas múltiplas faces no conhecimento e nas práticas; Avanços, desafios e conflitos contemporâneos dos movimentos e das teorias feministas; Violências mal-ditas: Racismo Institucional, Feminicídios e Trans-Lesbo Homofobias.
![](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2016/11/pdf.jpg?resize=55%2C94&ssl=1)
Baixe o Vol. I aqui.