Midiatização, (In)Tolerância E Reconhecimento

Os artigos de Midiatização (In)Tolerância E Reconhecimento analisam como a tríade que dá nome ao livro se manifesta nos mais variados ambientes midiáticos.

Há temas que são de difícil abordagem. Outros preferimos não tocar para evitar que vozes dissonantes ou que o contraditório se transforme em tensão. Este livro, no entanto, desde a sua proposta inicial, lança-se a fazer ambas as coisas: tratar de temas difíceis, que remexem as nossas entranhas, já que nos levam a uma viagem aos nossos próprios valores, à nossa capacidade de ver o Outro; e, ao mesmo tempo, propõe-se a projetar luz a angulações e a problemáticas que mostram as dissonâncias, os contraditórios, os desvios, os conflitos.

Especificamente, buscamos evidenciar como a comunicação lida com tais questões em uma ambiência marcada pela midiatização cada vez mais complexa em termos de relações, vivências e formas de interação.

Embora diversos autores, dentre eles Norbert Elias e John L. Scotson, na seminal obra Estabelecidos e outsiders, já tenham abordado a intolerância, e Foucault tenha produzido ampla obra sobre a temática do discurso de ódio, assim como Honneth tenha se dedicado a compreender a força motriz das lutas por reconhecimento, verifica-se que tais conceitos parecem ter adquirido novas dimensões na sociedade atual, intensificando-se globalmente tantos nas mídias massivas e nas digitais quanto nas relações interpessoais.

É nesse cenário que passamos a pensar a sociedade brasileira e questionamos: como compreender as crescentes manifestações da intolerância, das mais variadas
naturezas?

Midiatização, (In)Tolerância E Reconhecimento reúne artigos que analisam como a tríade que dá nome ao livro tem se manifestado nos mais variados ambientes midiáticos – em produtos audiovisuais e impressos, em textos e imagens que circulam nas mídias digitais e nas peças publicitárias – e atinge a todas(os), direta ou indiretamente, uma vez que os seres são diversos e plurais.

Além disso, mostram que a intolerância nem sempre é explícita; ao contrário, ela pode até ser negada, porém, a cada vez que é identificada, levantam-se vozes que lutam contra as mais diversas opressões. A obra tem como proposta valorizar a alteridade como postura ética e política, o que permite acreditar na possibilidade de conversão de experiências de desrespeito em força motriz por reconhecimento. Ao mesmo tempo, evidencia as dissonâncias, os contraditórios e, especificamente, como a comunicação lida com tais questões em uma sociedade marcada pela midiatização.

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Os artigos de Midiatização (In)Tolerância E Reconhecimento analisam como a tríade que dá nome ao livro se manifesta nos mais variados ambientes midiáticos.

Há temas que são de difícil abordagem. Outros preferimos não tocar para evitar que vozes dissonantes ou que o contraditório se transforme em tensão. Este livro, no entanto, desde a sua proposta inicial, lança-se a fazer ambas as coisas: tratar de temas difíceis, que remexem as nossas entranhas, já que nos levam a uma viagem aos nossos próprios valores, à nossa capacidade de ver o Outro; e, ao mesmo tempo, propõe-se a projetar luz a angulações e a problemáticas que mostram as dissonâncias, os contraditórios, os desvios, os conflitos.

Especificamente, buscamos evidenciar como a comunicação lida com tais questões em uma ambiência marcada pela midiatização cada vez mais complexa em termos de relações, vivências e formas de interação.

Embora diversos autores, dentre eles Norbert Elias e John L. Scotson, na seminal obra Estabelecidos e outsiders, já tenham abordado a intolerância, e Foucault tenha produzido ampla obra sobre a temática do discurso de ódio, assim como Honneth tenha se dedicado a compreender a força motriz das lutas por reconhecimento, verifica-se que tais conceitos parecem ter adquirido novas dimensões na sociedade atual, intensificando-se globalmente tantos nas mídias massivas e nas digitais quanto nas relações interpessoais.

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Midiatização, (In)Tolerância E Reconhecimento reúne artigos que analisam como a tríade que dá nome ao livro tem se manifestado nos mais variados ambientes midiáticos – em produtos audiovisuais e impressos, em textos e imagens que circulam nas mídias digitais e nas peças publicitárias – e atinge a todas(os), direta ou indiretamente, uma vez que os seres são diversos e plurais.

Além disso, mostram que a intolerância nem sempre é explícita; ao contrário, ela pode até ser negada, porém, a cada vez que é identificada, levantam-se vozes que lutam contra as mais diversas opressões. A obra tem como proposta valorizar a alteridade como postura ética e política, o que permite acreditar na possibilidade de conversão de experiências de desrespeito em força motriz por reconhecimento. Ao mesmo tempo, evidencia as dissonâncias, os contraditórios e, especificamente, como a comunicação lida com tais questões em uma sociedade marcada pela midiatização.

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