Eleições 2020

Temáticas encontradas nos programas televisivos veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral com análise qualitativa das narrativas apresentadas.

Os capítulos deste livro utilizam a metodologia de análise quanti e qualitativa proposta pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral – CEL, da Universidade Federal do Paraná – UFPR. O método vem sendo aplicado pelo desde as eleições presidenciais de 2010, culminando um modelo delimitado por Panke e Cervi que propõe a análise quantitativa através da Análise de Conteúdo – AC. A cada novo período eleitoral, as categorias são atualizadas a fim de contemplar as peculiaridades do contexto eleitoral ao que será aplicado.

A particularidade da metodologia implementada pelo CEL é a junção entre os dados quantitativos alcançados pelas porcentagens das temáticas encontradas nos programas televisivos veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral com análise qualitativa das narrativas apresentadas a partir dos códigos de comunicação linguístico, sonoro, visual. Interessa-nos a conhecer não apenas quem enunciou, o que disse, mas como foi falado e em qual contexto. Essas relações são fundamentais em uma análise que visa aprofundar o entendimento os dados apresentados e ampliar os desdobramentos.

A campanha eleitoral de 2020 teve início no dia 9 de outubro e se encerrou em 12 de novembro, totalizando 30 dias de programas no rádio e na televisão. Para a confecção deste livro, optou-se por analisar apenas a propaganda eleitoral nos programas veiculados na televisão dos três primeiros candidatos à prefeitura das capitais dos Estados brasileiro, conforme o total de votos obtidos no primeiro turno das eleições. Caso o candidato em quarto lugar tivesse obtido votação próxima a do terceiro ou tivesse realizado uma campanha peculiar, foi orientado às pesquisadoras e aos pesquisadores incluí-lo na análise.

Além disso, estabeleceu-se o mínimo de 15 programas por candidata(o). Contudo, ao iniciar a coleta dos vídeos, realizando buscas no YouTube, Facebook, Twitter e site oficial, a equipe do CEL não conseguiu localizar todos os programas exibidos pelas(os) candidatas (os) no HGPE. Em razão disso, promoveu-se contato com os comitês eleitorais solicitando o envio ou disponibilização dos vídeos. Destes, apenas Vinícius Miguel (Cidadania), candidato em Porto Velho, enviou o material e o contato do responsável por gravar os vídeos, caso fosse necessário tirar dúvidas. Portanto, quando não foi possível obter o mínimo estabelecido, as equipes de pesquisa analisaram o número de programas obtidos.

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A particularidade da metodologia implementada pelo CEL é a junção entre os dados quantitativos alcançados pelas porcentagens das temáticas encontradas nos programas televisivos veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral com análise qualitativa das narrativas apresentadas a partir dos códigos de comunicação linguístico, sonoro, visual. Interessa-nos a conhecer não apenas quem enunciou, o que disse, mas como foi falado e em qual contexto. Essas relações são fundamentais em uma análise que visa aprofundar o entendimento os dados apresentados e ampliar os desdobramentos.

A campanha eleitoral de 2020 teve início no dia 9 de outubro e se encerrou em 12 de novembro, totalizando 30 dias de programas no rádio e na televisão. Para a confecção deste livro, optou-se por analisar apenas a propaganda eleitoral nos programas veiculados na televisão dos três primeiros candidatos à prefeitura das capitais dos Estados brasileiro, conforme o total de votos obtidos no primeiro turno das eleições. Caso o candidato em quarto lugar tivesse obtido votação próxima a do terceiro ou tivesse realizado uma campanha peculiar, foi orientado às pesquisadoras e aos pesquisadores incluí-lo na análise.

Além disso, estabeleceu-se o mínimo de 15 programas por candidata(o). Contudo, ao iniciar a coleta dos vídeos, realizando buscas no YouTube, Facebook, Twitter e site oficial, a equipe do CEL não conseguiu localizar todos os programas exibidos pelas(os) candidatas (os) no HGPE. Em razão disso, promoveu-se contato com os comitês eleitorais solicitando o envio ou disponibilização dos vídeos. Destes, apenas Vinícius Miguel (Cidadania), candidato em Porto Velho, enviou o material e o contato do responsável por gravar os vídeos, caso fosse necessário tirar dúvidas. Portanto, quando não foi possível obter o mínimo estabelecido, as equipes de pesquisa analisaram o número de programas obtidos.

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