
Trata-se de uma coletânea de estudos, relacionados com a atividade física e a promoção da saúde na escola. É uma obra importante, à proporção que aborda a promoção da saúde num contexto socialmente importante.
A escola, depois da família, é o melhor contexto social para a promoção a educação e promoção da saúde. A sua importância é realçada na medida em que todas as crianças, adolescentes e jovens a frequentam, e porque passam lá grande parte do seu dia.
Por este motivo, muitas obras têm sido dedicadas ao tema da promoção da saúde na escola. Todavia, muitas dessas obras não abordam as questões da atividade física.
Assim, essa ganha ainda mais relevância no contexto acadêmico, assim como no contexto social, porque a prática de atividade física é um comportamento de saúde e um dos indicadores de um estilo de vida saudável, e por isso mesmo é um tema na ordem do dia e que deve ser estudo e divulgado.
A atividade física é um comportamento complexo e a escola é um local de interação de vários agentes. Relacionar a escola e a atividade física significa pensar de forma holista sobre o ser humano e isso tem de levar obrigatoriamente a uma diversidade de temas, dentro do mesmo assunto, a saber, a promoção da atividade física.
A organização da obra por linhas temáticas mostra bem a sua visão holística, de maneira que o leitor compreenda as dimensões da atividade física, o contexto onde ela ocorre, e o contributo da escola. A primeira linha temática é de natureza mais biológica, tratando de aspectos relacionados com o desempenho humano.
A segunda linha temática é sobre a formação de professores de educação física. Os textos dessa parte são importantes, porque tratam da formação de um grupo de profissionais que efetivamente são os principais promotores da saúde e da atividade física em contexto escolar.
Pensar na escola implica necessariamente considerar a parte política, porque a escola é ao mesmo tempo uma representação social e uma manifestação política.
Assim, apresentar as implicações, os desafios e um exemplo, em termos políticos, da promoção da atividade física na escola é importante para uma boa contextualização e para a compreensão do potencial da escola.
Por fim, existe uma linha sobre as práticas pedagógicas e de intervenção. Esta parte apresenta textos que tratam da caraterização da aptidão física dos alunos, o contributo da educação para a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis, os conhecimentos dos professores e vários estudos sobre experiências pedagógicas que dão o cunho prático à obra.
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