O Projeto Trilhas De Conhecimentos E O Ensino Superior De Indígenas No Brasil

A presente coletânea traz a público um conjunto de textos que apresenta uma visão geral das atividades do projeto Trilhas de Conhecimentos.

No intuito de documentar uma conjuntura e subsidiar análises futuras, a presente coletânea traz a público um conjunto de textos que apresenta uma visão geral das atividades do projeto Trilhas de Conhecimentos: o Ensino Superior de Indígenas no Brasil, desenvolvido de 2004 a 2009 e com desdobramentos em outros projetos vigentes até 2013, no âmbito do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Laced) do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, com recursos da Fundação Ford. Seus objetivos principais eram:

1_ fomentar iniciativas de ação afirmativa de caráter demonstrativo e modelar desenvolvidas por universidades destinadas a dar suporte ao etnodesenvolvimento dos povos indígenas no Brasil através da formação de indígenas em nível universitário;
2_ promover a capacitação de profissionais universitários que se propusessem a intervir em suas instituições para transformá-las no sentido da democratização do acesso e da permanência, em seus cursos, de indivíduos pertencentes a povos indígenas;
3_ acompanhar e influenciar as políticas púublicas de ensino superior no plano federal e estadual, principalmente, de modo que as experiências universitárias desenvolvidas nos quadros do projeto adquirissem sustentabilidade e replicabilidade.

Esta coletânea é composta por um conjunto de textos selecionados de modo a dar uma visão ampla do projeto Trilhas de Conhecimentos.

Além de textos de responsabilidade da equipe do projeto, compõem o livro capítulos escritos por Aurélio Vianna Jr., que acompanhou, desde 2004, a implantação e realização do projeto; por integrantes do nosso Comitê Assessor, Beatriz Heredia e Gersem Luciano Baniwa; e textos relativos aos núcleos que trabalharam com recursos viabilizados a partir da articulação entre a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), com a implantação do programa Rede de Saberes, sob a coordenação de Antonio Brand, e do programa E’ma Pia de Acesso e Permanência de Indígenas no Ensino Superior, Insikiran/Universidade Federal de Roraima (UFRR), coordenado por Maria Luiza Fernandes.

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2_ promover a capacitação de profissionais universitários que se propusessem a intervir em suas instituições para transformá-las no sentido da democratização do acesso e da permanência, em seus cursos, de indivíduos pertencentes a povos indígenas;
3_ acompanhar e influenciar as políticas púublicas de ensino superior no plano federal e estadual, principalmente, de modo que as experiências universitárias desenvolvidas nos quadros do projeto adquirissem sustentabilidade e replicabilidade.

Esta coletânea é composta por um conjunto de textos selecionados de modo a dar uma visão ampla do projeto Trilhas de Conhecimentos.

Além de textos de responsabilidade da equipe do projeto, compõem o livro capítulos escritos por Aurélio Vianna Jr., que acompanhou, desde 2004, a implantação e realização do projeto; por integrantes do nosso Comitê Assessor, Beatriz Heredia e Gersem Luciano Baniwa; e textos relativos aos núcleos que trabalharam com recursos viabilizados a partir da articulação entre a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), com a implantação do programa Rede de Saberes, sob a coordenação de Antonio Brand, e do programa E’ma Pia de Acesso e Permanência de Indígenas no Ensino Superior, Insikiran/Universidade Federal de Roraima (UFRR), coordenado por Maria Luiza Fernandes.

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