
Os textos reunidos nessa coletânea, Formação Inicial E Continuada De Professores De Ciências: O Que Se Pesquisa No Brasil, Portugal E Espanha, conservam entre si a pluralidade de olhares e reflexões sobre a formação de professores de ciências.
A ideia de compor um livro de inspiração ibero-americano emergiu da necessidade de conhecer experiências e compreender como ocorre o processo de formação inicial e continuada de professores de ciências nesses três países, com suas necessidades, suas vicissitudes e caminhos percorridos e em construção.
Simultaneamente, visou reforçar dinâmicas de internacionalização no ensino superior entre esses três países.
As pesquisas e discussões sobre a formação inicial e continuada de professores há muito tempo são objeto de estudos de pesquisadores de diversas nacionalidades.
Tais pesquisas são recorrentes e realçam a importância de tal temática para o alcance de uma educação de qualidade e uma sociedade mais justa e igualitária. Outro fio condutor dos textos trata das dificuldades encontradas na contemporaneidade no que se refere à qualificação profissional dos docentes, tanto na formação inicial quanto na formação continuada e permanente.
As tratativas com os pesquisadores tiveram início em março de 2018, como é de costume em qualquer organização de livro tivemos alguns percalços, alguns pesquisadores que gostaríamos que participassem da obra não puderam compartilhar seus conhecimentos conosco.
Mas, ao final acreditamos que tenhamos conseguido alcançar nosso objetivo principal, compartilhar as pesquisas e os estudos de pesquisadores que são reconhecidos na academia na área de ensino de ciências.
Na seleção e organização de Formação Inicial E Continuada De Professores De Ciências fomos agraciados com dezessete contribuições de pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis. E decidimos dividir a obra por países tendo em conta o objetivo central do estudo.











