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A escola, a educação, os sistemas de ensino, o papel da sociedade, os direitos à educação estão sendo sistematicamente refletidos no contexto da contemporaneidade. Nunca na história da sociedade brasileira, o direito à educação foi tão discutido e colocado como sendo uma necessidade para ampliar a ideia de progresso, de desenvolvimento sustentável, de direitos humanos e de qualidade de vida.
É nesse contexto de reflexão sobre a educação na contemporaneidade que surge a necessidade de analisar a escola pública, para torná-la um exemplo no campo dos direitos sociais, oferecendo-se uma educação igualitária, repleta de possibilidades pedagógicas, culturais e psicológicas, para todas as pessoas que já têm ou que precisam ter o acesso garantido à escola pública.
Deseja-se que a escola ofereça um programa educativo de qualidade, colocando as políticas públicas a serviço da gestão da escola, do trabalho dos professores, da participação da comunidade social e dos gestores dos sistemas de ensino.
Entendemos que esse conjunto de instrumentos educacionais deve favorecer ao desenvolvimento de todas as modalidades de ensino na educação básica, principalmente, na oferta de educação de jovens e adultos – EJA, que precisa ser uma modalidade de ensino respeitada e consagrada na legislação educacional e nas políticas públicas atuais. Mais ainda, a EJA precisa ter uma gestão escolar melhor definida e praticada no conjunto das escolas brasileiras.
Para refletir sobre todas essas questões, que visam o fortalecimento da educação, das políticas públicas e da gestão escolar é que foi produzido o livro Gestão Escolar, Políticas Públicas, Projeto Político Pedagógico Em Educação De Jovens E Adultos: Os Caminhos Transformadores Da Qualidade Da Escola Pública Da EJA. Aqui, os autores trazem as suas experiências de vida à frente das escolas, das classes ou das coordenações da EJA, para revelar a problemática vivida por muitas escolas que pertencem aos sistemas: municipais e estadual de ensino.
O livro está organizado em três importantes eixos de discussão: o eixo I, que trata das questões referentes às políticas públicas e a autonomia na escola de EJA, destacando a importância destas na vida da escola e na valorização do trabalho do professor; o eixo II, que consagra uma ampla análise a respeito da gestão, da participação e do currículo, destacando os avanços democráticos da EJA; finalmente, o eixo III, que se propõe a trazer um processo de reflexão em torno das experiências, dos avanços e dos desafios da escola da EJA, colocando a necessidade de ampliação dos caminhos da qualidade educacional, nessa modalidade de ensino.
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