A coletânea Educação A Distância: Percursos E Perspectivas parece representar bem a coroação do esforço e trabalho que vêm desenvolvendo os pesquisadores Emanuel Nonato, Mary Sales e Jader Albuquerque em várias frentes tangentes à Educação a Distância (EaD) e à Educação em geral.
Arranjado em duas partes, com quatro textos em cada, este livro nos apresenta um conjunto de importantes discussões, com autores nacionais e internacionais. Em diferentes perspectivas, cada texto teceu argumentos e reflexões essenciais para melhor entendimento de certos aspectos da Educação a Distância. Uma discussão necessária, posto que ainda carecemos de aprofundamentos teórico-práticos sobre diversos elementos da EaD. Certamente, algumas lacunas da área estão sendo supridas com esta coletânea.
Educação A Distância: Percursos E Perspectivas desde a sua composição, ressaltada pelo cuidado na escolha de temas importantes, tratados por autores comprometidos com a área. Ao longo dos capítulos do livro, os autores exploram, ao seu modo, questões latentes da relação entre educação e tecnologias, com particular atenção à Educação a Distância.
Exploram ideias importantes e atuais, como a aprendizagem e formação em rede; a abertura no ensino-aprendizagem; a flexibilidade didática, curricular e pedagógica; as interseções entre estratégias dos jogos (games) e a educação; contribuições da EaD para a aprendizagem ao longo da vida e a inclusão digital; a relação entre espaço-tempo da educação com questões logísticas; a incorporação de vantagens da EaD para a educação presencial; e, por fim, a exploração pedagógica da mobilidade educacional (M-learning) via tecnologias digitais. Ou seja, são textos que, intencionalmente, se propõem a perspectivas diferenciadas de reflexões.
Do ponto de vista da autoria dos capítulos, os organizadores de Educação A Distância: Percursos E Perspectivas conseguiram juntar profissionais pesquisadores comprometidos com a causa da melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem por meio da incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação.