
Um conjunto de autores educadores e, em processo de formação, pensa a educação para a Amazônia. É um esforço reflexivo e prospectivo, não uma proposta com fórmula mágica.
A educação para a Amazônia enfrenta complexidades específicas. A relação capital x trabalho, claro, obedece a lógica geral de toda a sociedade capitalista mundializada, mas, na Amazônia, temos uma sociabilidade menos homogênea: comunidades de pescadores artesanais, os ribeirinhos, os remanescentes quilombolas, os povos indígenas, os retireiros, os seringueiros, os assentados agrários, os trabalhadores de grandes propriedades agrícolas, os pecuaristas, as ocupações de trabalhadores sem terras, migrantes nordestinos, sulistas e imigrantes de várias partes do mundo.
Grande parte dessa população vive determinada pelo ritmo das águas cheias ou vazantes dos grandes rios. Para aquelas populações a ocupação dos espaços físicos, a organização da temporalidade da produção para a subsistência, as relações sociais de parentesco e comunitárias tornam-se muito específicas. São as diversidades que foram herdadas das tradições, as diversidades já contrárias à tradição e, a diversidade das diversidades, por exemplo, de povos, culturas e línguas.
Os desafios vão se colocando para a educação e os educadores. Desde o mais fundamental: como garantir, em região tão diversa, a educação do campo (específica) e o direito universal à educação? Como pensar uma educação integral (omnilateral) e construir uma educação de qualidade? Para além do que se entende por educação integral e de qualidade, enquanto definidas de forma geral, como pensá-las de modo a responder às especificidades da diversidade das populações da Amazônia? Será possível desenvolver uma educação cidadã? E a educação infantil?
Há muitas questões que decorrem da temática central da coletânea e que serão captadas pelo leitor.
Entretanto, penso que o presente trabalho ainda terá outros desdobramentos, pois, ao eleger Educação E Realidade Amazônica como motivo de um Seminário no programa de pós-graduação em educação da UFOPA, imagino que se garantiu a visão panorâmica dos problemas presentes na Região para, com o desenvolvimento das pesquisas aprofundar-se em vários aspectos.











