
Anne Frank nasceu em 1929, na Alemanha, filha de um banqueiro e de uma dona de casa. Aos 4 anos, foi obrigada a sair do país com sua família após a chegada de Adolf Hitler ao poder. Em 1942, com a perseguição aos judeus deflagrada também na Holanda, Otto Frank, sua mulher e filhas unem-se a mais quatro pessoas e decidem se esconder dos invasores alemães.
Por dois anos, até serem delatados, eles tiveram que viver limitados ao anexo do sótão do escritório de Otto Frank. No esconderijo, o diário de Anne era o único instrumento de liberdade que ela possuía, e nele relatou a vida cotidiana do Anexo Secreto, as transformações sofridas por cada um dos que ali residiam e a angústia daqueles dias. Anne Frank morreu de tifo, no campo de concentração Bergen-Belsen, aos 15 anos.
Organizada em 1982 e publicada de acordo com as instruções da Anne Frank Fonds, Contos Do Esconderijo: Relatos Da Jovem Mártir Do Holocausto inclui textos originalmente excluídos de O diário de Anne Frank, e revela um pouco mais da jovem Anne. São relatos sobre o primeiro dia de aula, o primeiro beijo, o amor do pai, os sonhos de menina e o medo de ser denunciada e descoberta.
Anne Frank gostava de conversar como todas as meninas de sua idade, mas foi forçada a falar apenas em sussurros durante os dois anos em que viveu escondida dos nazistas. No entanto, a sua voz interior, em seus escritos, ergueu-se em um canto vibrante de apego à vida.
Ela escreveu sobre ursos, gamos e meninas solidárias – sobre o primeiro beijo, o amor de seu pai, o medo de uma traição e de ser descoberta. Acima de tudo, seus textos revelam um invencível amor à vida. Esse dom, captado com perfeição em sua prosa emocionante, é revelado agora nesta coleção completa de fábulas, contos, ensaios e uma novela inacabada.
