O Gabinete Do Dr. Tim Burton

A intenção deste livro é servir como uma forma de consulta ao universo do expressionismo alemão e suas teorias aplicadas em obras do cineasta Tim Burton.

Neste livro é abordado o contexto histórico que Alemanha se encontrava no início do século XX (período que originou o movimento expressionista alemão), assim percorrendo por seus caminhos da pintura ao cinema, demonstrando suas principais características, e uma análise do filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920).

É apresentado quem é Tim Burton, expondo sua trajetória no cinema e apreciando principalmente sua carreira na animação e no musical. Além disto, buscando demonstrar as confluências entre Burton e o expressionismo alemão, demonstra-se os conceitos do rosto como expressividade, dramatização do espaço fílmico e a intertextualidade, em uma profunda análise de duas de suas produções, o curta-metragem de animação Vincent (1982) e o longa-metragem de animação A Noiva Cadáver (2005).

A intenção deste livro é servir como uma forma de consulta ao universo do expressionismo alemão e suas teorias aplicadas em obras do cineasta Tim Burton.

Tim Burton é um cineasta norte-americano que desperta atenção pelas características de seus filmes, a maioria sempre envolvendo um mundo imaginário, tendo a presença de elementos do expressionismo alemão, principalmente na criação de personagens e dos cenários.

Dentre as pesquisas já realizadas sobre o cineasta, neste livro buscou-se definir o estilo de duas de suas produções. Para isso, foram escolhidas duas animações como objetos de pesquisa, sendo elas o curta-metragem Vincent (Vincent, 1982)1 e o longa-metragem A Noiva Cadáver (Corpse Bride, 2005).

Estas duas obras em especial foram selecionadas por possuírem diversos elementos em comum com o filme O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari, 1920), presentes principalmente na criação dos personagens e nos cenários dos mundos imaginários, criados na mente dos protagonistas. Além disso, apesar de terem vinte e três anos de diferença, as duas animações (1982; 2005) possuem características em comum em suas narrativas.

https://www.youtube.com/watch?v=5s85a-fAwaI

https://www.youtube.com/watch?v=RvZCp2QaphU

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Neste livro é abordado o contexto histórico que Alemanha se encontrava no início do século XX (período que originou o movimento expressionista alemão), assim percorrendo por seus caminhos da pintura ao cinema, demonstrando suas principais características, e uma análise do filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920).

É apresentado quem é Tim Burton, expondo sua trajetória no cinema e apreciando principalmente sua carreira na animação e no musical. Além disto, buscando demonstrar as confluências entre Burton e o expressionismo alemão, demonstra-se os conceitos do rosto como expressividade, dramatização do espaço fílmico e a intertextualidade, em uma profunda análise de duas de suas produções, o curta-metragem de animação Vincent (1982) e o longa-metragem de animação A Noiva Cadáver (2005).

A intenção deste livro é servir como uma forma de consulta ao universo do expressionismo alemão e suas teorias aplicadas em obras do cineasta Tim Burton.

Tim Burton é um cineasta norte-americano que desperta atenção pelas características de seus filmes, a maioria sempre envolvendo um mundo imaginário, tendo a presença de elementos do expressionismo alemão, principalmente na criação de personagens e dos cenários.

Dentre as pesquisas já realizadas sobre o cineasta, neste livro buscou-se definir o estilo de duas de suas produções. Para isso, foram escolhidas duas animações como objetos de pesquisa, sendo elas o curta-metragem Vincent (Vincent, 1982)1 e o longa-metragem A Noiva Cadáver (Corpse Bride, 2005).

Estas duas obras em especial foram selecionadas por possuírem diversos elementos em comum com o filme O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari, 1920), presentes principalmente na criação dos personagens e nos cenários dos mundos imaginários, criados na mente dos protagonistas. Além disso, apesar de terem vinte e três anos de diferença, as duas animações (1982; 2005) possuem características em comum em suas narrativas.

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