
Ação Afirmativa Na PUC-Rio busca responder a algumas questões pertinentes ao programa de ação social desenvolvido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A PUC-Rio implementa uma política de ação afirmativa desde 1994, com o objetivo de favorecer o acesso de camadas populares da sociedade aos cursos de graduação, prioritariamente estudantes oriundos do Pré-Vestibular para Negros e Carentes.
Assim, esta obra procura compreender, especificamente, dois aspectos: a gênese do programa afirmativo e o impacto desse programa na vida dos alunos beneficiados.
Ação afirmativa na PUC-Rio trata da trajetória das políticas de ação afirmativa no Brasil, com destaque para aquelas destinadas à inclusão de estudantes negros e pobres.
A professora Andréia Clapp, doutora em Serviço Social pela PUC-Rio, usa como objeto de estudo o programa da PUC-Rio de Pré-vestibular para Negros e Carentes (PVNC), cujo sucesso antecipa em 15 anos o surgimento do PROUNI. A obra mostra a origem do programa de Pré-vestibular da PUC-Rio e o impacto dessa política na vida dos estudantes beneficiados.
Ação Afirmativa Na PUC-Rio conta a história de políticas que representam uma alternativa para diminuir a desigualdade social nos setores público e privado, principalmente no ensino superior e no mercado de trabalho. O trabalho traz ainda o debate acerca da escolha entre dois modelos de ação afirmativa: as políticas de reconhecimento e as políticas de redistribuição.
Tendo como tema central as políticas afirmativas, este trabalho é construído a partir de três aspectos que são fundamentais para o entendimento da matéria: as políticas afirmativas no Brasil, a questão das desigualdades sociais e a atuação dos novos movimentos sociais.
Seguindo essa orientação, parte da seguinte hipótese: as ações afirmativas surgem como uma alternativa política designada a atender a demandas de grupos sociais específicos, que atuam como organizações da sociedade civil.
A partir do momento em que opto por estabelecer uma relação causal entre demandas de ação específica de movimentos sociais e propostas de ação afirmativa em uma universidade católica, mostro como fatores importantes convergiram para a implantação e consolidação de um programa de êxito no que concerne à inclusão social de segmentos que jamais sonharam em frequentar o campus de uma universidade como a PUC-Rio.











