Ações Afirmativas: A Trajetória Do IFRS Como Instituição Inclusiva

Esta edição apresenta a trajetória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no que tange ao processo de construção e implementação das ações afirmativas.


O capítulo 1 contextualiza o IFRS no cenário nacional, sua dimensão como instituição pública e os pressupostos que sustentam as ações afirmativas, apresentando sua proposta e destacando os princípios nos quais a educação inclusiva está alicerçada.
A política de ações afirmativas do instituto, que abre o capítulo 2, é um documento que foi construído colaborativamente em articulação com diversas esferas dos campi e reitoria. Trata-se de uma resolução que dialoga com a pluralidade. Este tomo disserta também sobre os Núcleos de Ações Afirmativas (NAPNEs, NEABIs e NEPGs), seus preceitos, objetivos e exemplos de ações concretas que vêm sendo realizadas pelos mesmos.
O capítulo 3 aborda as principais ações relacionadas ao ingresso na instituição, que vão desde a reserva de vagas em todos os cursos e modalidades de ensino (no caso dos processos seletivos), reserva de vagas nos concursos, de acordo com a legislação vigente,
até às adaptações e condições especiais para a realização das provas, promoção de todos os eixos da acessibilidade, bem como a disponibilização de equipe multiprofissional de apoio.
No capítulo 4, os autores apresentam ações concretas que vêm sendo realizadas por meio de trabalho conjunto entre as diversas pró-reitorias e comitês, que vão desde a criação de grupos de trabalho específicos, programas de bolsas, projetos pedagógicos, organização didática, assistência estudantil, até a promoção de sensibilizações e capacitações, bem como a produção de livros.
O capítulo 5 apresenta o Projeto de Acessibilidade Virtual da instituição, demarcando áreas até então pouco dialogadas em nível de Brasil. Nessa égide, ações concretas realizadas nas temáticas “acessibilidade” e “tecnologia assistiva”, nestes últimos nove anos.
Já o capítulo 6 brinda o leitor com os depoimentos de alunos, servidores, bolsistas e estagiários, público-alvo das ações afirmativas.
O capítulo 7, que fecha este volume, apresenta algumas ações já delineadas e outras a serem construídas coletiva e colaborativamente, sempre buscando a excelência de um ensino público de qualidade que reconhece, valoriza e sobretudo respeita a diversidade!

 

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Ações Afirmativas: A Trajetória Do IFRS Como Instituição Inclusiva

Esta edição apresenta a trajetória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no que tange ao processo de construção e implementação das ações afirmativas.
O capítulo 1 contextualiza o IFRS no cenário nacional, sua dimensão como instituição pública e os pressupostos que sustentam as ações afirmativas, apresentando sua proposta e destacando os princípios nos quais a educação inclusiva está alicerçada.
A política de ações afirmativas do instituto, que abre o capítulo 2, é um documento que foi construído colaborativamente em articulação com diversas esferas dos campi e reitoria. Trata-se de uma resolução que dialoga com a pluralidade. Este tomo disserta também sobre os Núcleos de Ações Afirmativas (NAPNEs, NEABIs e NEPGs), seus preceitos, objetivos e exemplos de ações concretas que vêm sendo realizadas pelos mesmos.
O capítulo 3 aborda as principais ações relacionadas ao ingresso na instituição, que vão desde a reserva de vagas em todos os cursos e modalidades de ensino (no caso dos processos seletivos), reserva de vagas nos concursos, de acordo com a legislação vigente,
até às adaptações e condições especiais para a realização das provas, promoção de todos os eixos da acessibilidade, bem como a disponibilização de equipe multiprofissional de apoio.
No capítulo 4, os autores apresentam ações concretas que vêm sendo realizadas por meio de trabalho conjunto entre as diversas pró-reitorias e comitês, que vão desde a criação de grupos de trabalho específicos, programas de bolsas, projetos pedagógicos, organização didática, assistência estudantil, até a promoção de sensibilizações e capacitações, bem como a produção de livros.
O capítulo 5 apresenta o Projeto de Acessibilidade Virtual da instituição, demarcando áreas até então pouco dialogadas em nível de Brasil. Nessa égide, ações concretas realizadas nas temáticas “acessibilidade” e “tecnologia assistiva”, nestes últimos nove anos.
Já o capítulo 6 brinda o leitor com os depoimentos de alunos, servidores, bolsistas e estagiários, público-alvo das ações afirmativas.
O capítulo 7, que fecha este volume, apresenta algumas ações já delineadas e outras a serem construídas coletiva e colaborativamente, sempre buscando a excelência de um ensino público de qualidade que reconhece, valoriza e sobretudo respeita a diversidade!

 

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog