Teoria Feminista E As Filosofias Do Homem

Andrea Nye, em Teoria Feminista E As Filosofias Do Homem, discute as teorias filosóficas a partir da Revolução Francesa, incluindo o marxismo revolucionário, a psicanálise, a desconstrução e a pós modernidade. Imprescindível para todos, homens e mulheres, que desejam conhecer mais detalhadamente esta revolução das mentalidades do fim do século XX.

A teoria feminista contemporânea é uma tela intrincada e amedrontadora.
Os conhecidos refrões de igualdade e liberdade foram substituídos pelos complicados bordados da economia marxista, os mistérios herméticos da psicanálise e as teorias inacessíveis do significante.
Feministas militantes — lutando com casamentos violentos, salários diferenciados que desvalorizam o trabalho das mulheres, leis repressivas contra a homossexualidade, falta de verbas para serviços sociais — enfocam a proliferação da teoria feminista com agudo senso de frustração.
Permanentemente diante da derrota ou neutralização dos projetos feministas, incansavelmente em busca de novos insights dos mecanismos que eternizam a opressão das mulheres, procurando uma nova perspectiva necessária para recomeçar, as mulheres urgentemente exigem as respostas que a teoria feminista promete.
Diante, porém, dos numerosos volumes de O Capital de Marx, os Écrits de Lacan, ou Speculum of the other woman de Irigaray, a mulher pode concluir facilmente que a teoria é um luxo fora do seu alcance. Será preciso anos, dirá ela, anos, para entender tudo isso; e enquanto isso, há um encontro de mulheres empregadas, uma aula a dar, uma audiência no tribunal, uma criança para levar à escola ou um telefonema urgente na emergência.
E Marx volta para a biblioteca sem ser lido. Talvez haja tempo na próxima semana.
Seria uma perda? Uma militante feminista precisa de teoria?
Talvez não, dirá, consolando-se: suas convicções, suas energias, suas relações com outras mulheres bastam. Filosofia é um luxo para intelectuais em torres de marfim.
Em outras oportunidades, porém — quando seus esforços e os de outras mulheres falharem, quando se sentir rejeitada em relacionamentos destrutivos, quando o tribunal recusar isonomia salarial, quando sua amante for despedida do emprego de professora por se confessar lésbica, quando forem retiradas as verbas da delegacia especial de proteção à mulher —, ela vai à biblioteca consultar os livros de novo.
Ela precisa entender, dirá para si mesma, como enfrentar uma burocracia governamental que desdenha as necessidades humanas, um sistema educacional que nega conhecimento, uma constituição que permite discriminação, uma ética sexual que estabelece padrões diferentes para homens e mulheres.

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Andrea Nye, em Teoria Feminista E As Filosofias Do Homem, discute as teorias filosóficas a partir da Revolução Francesa, incluindo o marxismo revolucionário, a psicanálise, a desconstrução e a pós modernidade. Imprescindível para todos, homens e mulheres, que desejam conhecer mais detalhadamente esta revolução das mentalidades do fim do século XX.

A teoria feminista contemporânea é uma tela intrincada e amedrontadora.
Os conhecidos refrões de igualdade e liberdade foram substituídos pelos complicados bordados da economia marxista, os mistérios herméticos da psicanálise e as teorias inacessíveis do significante.
Feministas militantes — lutando com casamentos violentos, salários diferenciados que desvalorizam o trabalho das mulheres, leis repressivas contra a homossexualidade, falta de verbas para serviços sociais — enfocam a proliferação da teoria feminista com agudo senso de frustração.
Permanentemente diante da derrota ou neutralização dos projetos feministas, incansavelmente em busca de novos insights dos mecanismos que eternizam a opressão das mulheres, procurando uma nova perspectiva necessária para recomeçar, as mulheres urgentemente exigem as respostas que a teoria feminista promete.
Diante, porém, dos numerosos volumes de O Capital de Marx, os Écrits de Lacan, ou Speculum of the other woman de Irigaray, a mulher pode concluir facilmente que a teoria é um luxo fora do seu alcance. Será preciso anos, dirá ela, anos, para entender tudo isso; e enquanto isso, há um encontro de mulheres empregadas, uma aula a dar, uma audiência no tribunal, uma criança para levar à escola ou um telefonema urgente na emergência.
E Marx volta para a biblioteca sem ser lido. Talvez haja tempo na próxima semana.
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Talvez não, dirá, consolando-se: suas convicções, suas energias, suas relações com outras mulheres bastam. Filosofia é um luxo para intelectuais em torres de marfim.
Em outras oportunidades, porém — quando seus esforços e os de outras mulheres falharem, quando se sentir rejeitada em relacionamentos destrutivos, quando o tribunal recusar isonomia salarial, quando sua amante for despedida do emprego de professora por se confessar lésbica, quando forem retiradas as verbas da delegacia especial de proteção à mulher —, ela vai à biblioteca consultar os livros de novo.
Ela precisa entender, dirá para si mesma, como enfrentar uma burocracia governamental que desdenha as necessidades humanas, um sistema educacional que nega conhecimento, uma constituição que permite discriminação, uma ética sexual que estabelece padrões diferentes para homens e mulheres.

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