Infância(s) E Formação Profissional

Trata-se de uma produção oriunda de ações de extensão desenvolvidas na UAC por meio dos projetos Infância e formação profissional na UAC.

Este livro é o resultado de duas atividades de extensão que ocorreram entre os anos de 2014 e 2015; na ocasião, desempenhava a função de Diretora da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Universidade Federal de São Carlos: Infância e formação profissional na UAC e Digitalização, disponibilização e reconstrução da Memória da UAC.

Estas atividades estiveram vinculadas à Pro-reitoria de Extensão da UFSCar que em 2014, realizou a abertura de um edital especial para projetos de extensão que visassem dar visibilidade à história da Universidade, que completava os seus 45 anos de existência. Muitos projetos com esse propósito foram aprovados na época, entre eles, os dois acima mencionados.

O projeto Infância e formação profissional na UAC teve como objetivo trazer a história da formação profissional “em serviço” promovida pela e para a Unidade para seus profissionais.

O modo genérico de se referir ao corpo de funcionários da Unidade - “profissionais” relaciona-se ao fato de que, quando inaugurada, em 1992, a UAC, assim como boa parte das “creches universitárias”, o corpo de profissionais não era formado, necessariamente, por profissionais da educação.

Havia uma diversidade de profissionais que exerciam funções de cuidado para com as crianças, cuidado com o espaço físico da Unidade (como limpeza, organização do lactário etc) e que eram de modo geral, professores do ensino fundamental, enfermeiras, “pajens” ou auxiliares de cuidados gerais para com as crianças.

A formação desse corpo de funcionárias foi ocorrendo gradativamente ao longo de toda existência da unidade (até os dias de hoje) de modo a atender as novas exigências que vinham da própria legislação e das novas Resoluções que foram constituindo a Educação Infantil como parte integrante da educação básica.

A proposta desta atividade de extensão chamada Infância e formação profissional na UAC foi contar essa trajetória de modo que, por ela e a partir dos depoimentos das profissionais que pertenceram a esta história, pudéssemos ver e compreender a própria trajetória da educação infantil.

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Trata-se de uma produção oriunda de ações de extensão desenvolvidas na UAC por meio dos projetos Infância e formação profissional na UAC.

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Estas atividades estiveram vinculadas à Pro-reitoria de Extensão da UFSCar que em 2014, realizou a abertura de um edital especial para projetos de extensão que visassem dar visibilidade à história da Universidade, que completava os seus 45 anos de existência. Muitos projetos com esse propósito foram aprovados na época, entre eles, os dois acima mencionados.

O projeto Infância e formação profissional na UAC teve como objetivo trazer a história da formação profissional “em serviço” promovida pela e para a Unidade para seus profissionais.

O modo genérico de se referir ao corpo de funcionários da Unidade – “profissionais” relaciona-se ao fato de que, quando inaugurada, em 1992, a UAC, assim como boa parte das “creches universitárias”, o corpo de profissionais não era formado, necessariamente, por profissionais da educação.

Havia uma diversidade de profissionais que exerciam funções de cuidado para com as crianças, cuidado com o espaço físico da Unidade (como limpeza, organização do lactário etc) e que eram de modo geral, professores do ensino fundamental, enfermeiras, “pajens” ou auxiliares de cuidados gerais para com as crianças.

A formação desse corpo de funcionárias foi ocorrendo gradativamente ao longo de toda existência da unidade (até os dias de hoje) de modo a atender as novas exigências que vinham da própria legislação e das novas Resoluções que foram constituindo a Educação Infantil como parte integrante da educação básica.

A proposta desta atividade de extensão chamada Infância e formação profissional na UAC foi contar essa trajetória de modo que, por ela e a partir dos depoimentos das profissionais que pertenceram a esta história, pudéssemos ver e compreender a própria trajetória da educação infantil.

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