
O livro Bioescritas-Biopoéticas: Pensamento Em Trânsito Vol. I resulta de dois eventos ocorridos em 2017: o Simpósio Internacional “Bioescritas-Biopoéticas: entre a criação da vivência e a produção do vivo”, ocorrido em 28 de abril na Universidade de Zurique e no Cabaret Voltaire; e o VIII Seminário Internacional dos Grupos de Pesquisa Bioescritas e Biopoéticas, sediado na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO, Duque de Caxias-RJ) e ocorrido em 31 de outubro de 2017.
O volume é composto de artigos que, salvaguardando a multiplicidade das perspectivas de análise e de entendimento dos conceitos bioescritural e biopoético, apostam na escrita como produção de diversas textualidades (literária, visual, cênica, arquivística, musical), além de investirem nos procedimentos de escritas em e sobre vidas, nas intensidades presentes na (re)modelagem constante dos liames entre experiência de escrita(s) e da vida em escrita como experiência política.
À guisa de posfácio, Jens Andermann, coordenador do Grupo de Pesquisa Biopoéticas, à época sediado na Universidade de Zurique, oferece um panorama do percurso teórico fomentado pelos grupos entre 2015 e 2017.
Através de uma revisita às inquietações éticas presentes nessa parceria, evidencia-se a busca comunitária por um pensamento crítico e plural acerca das relações políticas entre vidas e escritas perante as crises do tempo contemporâneo.
Os artigos revelam diversas inquietudes que transitam entre si, formando uma rede de pensamentos interessados em novas perspectivas de análise e de revisão do escopo crítico na abordagem das alteridades.
Portanto, estamos diante da própria condição dos pensamentos em trânsito, que assumem o pensar crítico como processo de deslocamento de ideias, não somente no espaço acadêmico, mas também em outras áreas de interesse, cujas relações de saber entre escrita e vida estão para muito além dos muros da universidade.
