André Luiz Boccato De Almeida – Para Além Da Tirania Do Prazer E Do Corpo Fragmentado: Uma Proposta Ético-Educativa Num Contexto Pós-Moderno
O presente livro visa analisar criticamente a tirania do prazer e do corpo fragmentado no contexto pós-moderno e propor alguns critérios ético-educativos a serem considerados a partir deste contexto.
Trata-se de um tema de extrema relevância para os dias de hoje, pois, a cultura, centralizando a atenção em apenas uma dimensão da sexualidade, ou seja, a genital, reduz o prazer apenas à sua dimensão física, omitindo a enorme gama de dimensões que estruturam e ordenam a sexualidade humana.
Queremos fazer algumas propostas que possam favorecer a humanização integral e efetiva do ser humano. Para isso, utilizamos o método de análise bibliográfica e dialogamos com autores de diversas áreas, desde a filosofia, antropologia e ética, até a da sexualidade, propriamente dita, e a da teologia.
O diálogo com os diversos saberes se divide em três partes que, são, respectivamente, os três capítulos desta obra.
O primeiro capítulo, “Gênese e características da pós-modernidade”, oferece uma panorâmica da chamada “pós-modernidade”.
Esta é tida como a “marca” da mentalidade atual e cultural. Traz em seu bojo valores, tendências, avanços e retrocessos. Necessitamos de um verdadeiro discernimento para abordá-la em todas as suas dimensões.
A pós-modernidade, por proporcionar a pluralidade em tempos de globalização, carrega consigo enfoques éticos que condicionam comportamentos e, consequentemente, a sexualidade, a concepção de prazer e o próprio modo de viver a corporeidade.
O segundo capítulo, “Corpo e prazer na pós-modernidade”, constata algumas tendências atuais no modo de conceber e viver o corpo, este, como restrita vivência centrada no imediato e sensível.
Há uma ideologia cultural por trás de tal tendência, tratada aqui a partir da fragmentação, autonomia, simulação e ambiguidade.
Portanto, tais características epocais são condicionantes para uma visão de corpo e do prazer na concepção sexual pós-moderna.
O terceiro capítulo, “Uma proposta ético-educativa: para além da tirania do prazer e do corpo fragmentado”, estabelece quatro critérios norteadores para uma educação integral da sexualidade, a fim de superar o prazer vivido tiranicamente devido a uma concepção fragmentada da corporeidade.
Os quatro critérios são abordados como inerentes a todo processo educativo: educar para uma visão integral de corporeidade, para o discernimento e a autonomia relativa, para um sentido pleno do prazer e, enfim, para uma vivência plena da sexualidade.
A unidade dos três capítulos nos leva a perceber a necessidade de, no contexto pós-moderno, resgatarmos uma profunda e integral compreensão da sexualidade, que contemple toda a complexa estrutura do ser humano, ser que vive crescendo e se realizando como pessoa.
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