Com o objetivo de realizar buscas metodológicas concernentes ao passado musical brasileiro, o projeto “O Patrimônio Musical na Bahia”, compreende a arquivologia musical como um campo de conhecimento que reúne seus conceitos e técnicas com o fim de atender as necessidades específicas relativas à organização de acervos ligados à música, compreendendo manuscritos, impressos, discos e documentos tradicionais como cartas e missivas.
A pesquisa documental, notadamente na área de musicologia histórica tem seus fundamentos na musicologia positivista do século XIX e que se transformaram ao longo do século seguinte. Entretanto, desde meados do século XVIII já existiam trabalhos dedicados a descrição e a catalogação de fontes no campo da música. No Brasil, a pesquisa documental tem sua origem nos trabalhos de Curt Lange que formou uma importante coleção de manuscritos musicais das cidades mineiras produzidos nos séculos XVIII e XIX.
Vale ressaltar que a pesquisa acaba por proporcionar a aproximação entre patrimônio musical e arquivologia. Teoria e técnicas arquivísticas se consolidam reafirmando a necessidade de organização de documentos musicais. Neste sentido, o campo conceitual se firma na Ciência da Informação, Arquivologia, História e Musicologia em uma perspectiva interdisciplinar.
A pesquisa se apóia em princípios que permitem a produção de teorias que orientem o pensamento científico, sendo vista a comunicação da informação como um processo social e humano e que não pode estar dissociada da pesquisa.
A pesquisa musical na sociedade atual revela novos paradigmas que vão redimensionando os limites da pesquisa já que a valorização desse patrimônio cultural sempre foi negligenciado, refletindo-se na ausência de políticas públicas adequadas.
A partir da segunda metade do século XIX ocorrem transformações provenientes do uso de novos suportes para a informação arquivística e que incorporam novos princípios de gestão de documentos, permanecendo inalterado o conceito de arquivo, ressaltando-se a função social de responsabilidade da gestão e acessibilidade aos registros mediante técnicas especificas.
Arquivologia E Patrimônio Musical
- Arquivologia, Música
- 6 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.