
Imigração E Imigrantes reúne artigos de pesquisadores dedicados à reflexão sobre o tema da imigração e dos deslocamentos populacionais.
Em uma perspectiva interdisciplinar, os pesquisadores foram convidados a compartilhar seus estudos neste livro, pensado para ser um espaço de difusão de reflexões teóricas e experiências de pesquisa sobre as imigrações contemporâneas.
Os artigos reunidos apresentam um variado panorama das possibilidades de pesquisa sobre o tema, avaliado simultaneamente por historiadores, sociólogos, antropólogos e linguistas, que revelam uma experiência imigratória mais rica e completa.
Nos textos o tema da imigração evidencia-se com destaque para as histórias, trajetórias e experiências de imigrantes, de modo a proporcionar aos leitores uma perspectiva ao mesmo tempo ampla e específica, conceitual e empírica, racional e subjetiva, material e humana.
O recorte imposto alinha os trabalhos aqui apresentados (com duas exceções) à realidade brasileira, seja como país receptor de imigrantes, seja como pátria-mãe das centenas de milhares de jovens que nas últimas décadas vêm tentando a sorte em países como Estados Unidos, Japão e Portugal.
Na organização do volume, iniciamos justamente com as exceções citadas acima, sendo a primeira delas o artigo inspirador do prof. José Carlos Sebe Bom Meihy, a quem, desta forma, prestam homenagem os organizadores desta coletânea.
O volume segue então com os estudos de caso e experiências de pesquisa, arbitrariamente agrupadas por procedência regional (ou destino) dos imigrantes em questão. Evidentemente não foi possível congregar todos os grupos e fluxos existentes neste âmbito, mas avançamos em discussões temáticas, tratando de questões políticas, econômicas, sociais e culturais dessas imigrações, tais como gêneros, gerações, religiosidades, identidades, comunidades etc.
Ademais, a preocupação interdisciplinar, com a contribuição de historiadores, sociólogos, antropólogos e linguistas enriquece o debate, inspirando e alimentando os pesquisadores do futuro.
Acreditamos que os artigos apresentados, se não esgotam as possibilidades metodológicas da abordagem à experiência dos imigrantes e tampouco englobam o conjunto das etnias e nacionalidades que vieram a compor a heterogênea população brasileira, apresentam um variado panorama das possibilidades de pesquisa sobre o tema.

ca-sidebar id=”28302″]