
Tecnologias Sustentáveis é um dos resultados do projeto “Verticalização do açaí, da castanha-do-brasil e do pescado”, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Ufap), com recursos aportados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Com o desafio de implantar Centros Vocacionais Tecnológicos voltados para estas três atividades produtivas, a UFF incorporou ao projeto atores locais fundamentais, além da Unifap, tais como a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Amapá, o Sistema da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AP).
Para além de um conjunto de ações desenvolvidas por essas entidades junto a cooperativas de extrativistas e pescadores, o projeto também se voltou para a produção de registros técnicos capazes de sistematizar os conhecimentos existentes e oferecer bases para ações futuras. Tecnologias Sustentáveis cumpre, portanto, o papel de sistematização de conhecimentos técnico-científicos referidos à produção sustentável do açaí, do pescado e da castanha-do-brasil.
Nesse sentido, o leitor e a leitora encontrarão nas páginas do livro: Tecnologias Sustentáveis: Análise Do Extrativismo Do Açaí, Da Castanha-Do-Brasil E Da Pesca Artesanal No Estado Do Amapá, uma contribuição ao debate sobre tecnologia, conservação ambiental e geração de renda.
Mas, além dessa contribuição, o texto também incorpora experiências e alternativas tecnológicas que podem subsidiar o trabalho de extrativismo das cadeias do açaí e da castanha-do-brasil, assim como da cadeia do pescado.
Tecnologias Sustentáveis traz uma contribuição ao estudo das três cadeias em três frentes: uma cuidadosa descrição de cada cadeia, algumas alternativas de tecnologias desenvolvidas que são compatíveis com a necessidade de produzir de forma sustentável, e potencial de aproveitamento dos resíduos sólidos. Nesse ponto, o acesso às tecnologias otimiza todo o processo produtivo: melhora as condições de realização do trabalho, auxilia nas boas práticas de manejo, na conservação do produto e no aproveitamento dos resíduos sólidos.
