Filosofias Gregas E Orientais

Este volume recolhe três das palestras de professores e cinco comunicações dos pesquisadores-discentes que integraram o II Seminário do Grupo de Pesquisa Leituras Contemporâneas dos Clássicos da Filosofia do Direito

, evento anual organizado pelo Grupo de Pesquisa homônimo por mim criado em 2010.
O tema escolhido para o Seminário de 2012, em comum acordo com os pesquisadores-discentes que fazem parte do Grupo, foi Filosofias Helenísticas e Orientais: A Radicalidade das Origens e o Desafio do Diálogo Atual. Com isso, pretendíamos refletir sobre a tese da origem grega do pensar filosófico – e, por consequência, da Filosofia do Direito –, problematizando-a e comparando algumas correntes filosóficas gregas com importantes tradições do pensamento oriental, de modo a apontar caminhos para um futuro diálogo intercultural que não seja marcado pela arrogância epistemológica do Ocidente. Nesse sentido, temas característicos da Filosofia do Direito e do Estado ocidental – tais como a ideia de justiça, o conceito de Direito e a estrutura estatal em que ambos se revelam historicamente – podem ser rediscutidos e repensados na medida em que a origem pretensamente grega de tais institutos é questionada, revelando-se assim afinidades ocultas entre o pensar jurídico-filosófico do Ocidente e o do Oriente. A importância de tal reflexão se mostra de maneira inequívoca na contemporaneidade, dado que o diálogo intercultural não pode se dar mediante a exclusão do outro e a imposição de modelos falsamente universais de sociabilidade. Ao contrário, como afirma Karl Jaspers, somente encontrando os pontos de contato entre as diversas culturas mundiais é que se tornará possível, a partir de experiências originárias comuns, a instauração de verdadeiros diálogos.
Nesta edição o Seminário se centrou na discussão das filosofias surgidas na Grécia e suas possíveis projeções originárias no pensamento persa e indiano. Algumas das palestras e comunicações estão reunidas neste volume, com o que preservamos o diálogo originalmente proposto.

  

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O tema escolhido para o Seminário de 2012, em comum acordo com os pesquisadores-discentes que fazem parte do Grupo, foi Filosofias Helenísticas e Orientais: A Radicalidade das Origens e o Desafio do Diálogo Atual. Com isso, pretendíamos refletir sobre a tese da origem grega do pensar filosófico – e, por consequência, da Filosofia do Direito –, problematizando-a e comparando algumas correntes filosóficas gregas com importantes tradições do pensamento oriental, de modo a apontar caminhos para um futuro diálogo intercultural que não seja marcado pela arrogância epistemológica do Ocidente. Nesse sentido, temas característicos da Filosofia do Direito e do Estado ocidental – tais como a ideia de justiça, o conceito de Direito e a estrutura estatal em que ambos se revelam historicamente – podem ser rediscutidos e repensados na medida em que a origem pretensamente grega de tais institutos é questionada, revelando-se assim afinidades ocultas entre o pensar jurídico-filosófico do Ocidente e o do Oriente. A importância de tal reflexão se mostra de maneira inequívoca na contemporaneidade, dado que o diálogo intercultural não pode se dar mediante a exclusão do outro e a imposição de modelos falsamente universais de sociabilidade. Ao contrário, como afirma Karl Jaspers, somente encontrando os pontos de contato entre as diversas culturas mundiais é que se tornará possível, a partir de experiências originárias comuns, a instauração de verdadeiros diálogos.
Nesta edição o Seminário se centrou na discussão das filosofias surgidas na Grécia e suas possíveis projeções originárias no pensamento persa e indiano. Algumas das palestras e comunicações estão reunidas neste volume, com o que preservamos o diálogo originalmente proposto.

  

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