Reflexões Sobre O Educar Em Um Mundo Nativo Digital

A nova ordem de transformação na sociedade contemporânea, mediada pelo avanço exponencial do acesso à informação e a recursos cada vez mais aprimorados de comunicação, condiciona mudanças significativas na maneira com que os indivíduos se relacionam.

A tradicional maneira de convivência de antes, sem as influências dos recursos tecnológicos, já não é mais a forma adequada de interação pelo menos para as novas gerações, ou para os nascidos nessa sociedade totalmente digital. Nos dias atuais, o modo com que as pessoas interagem entre si, agora influenciadas pelos recursos tecnológicos disponíveis e, consequentemente com a informação totalmente disponibilizada e de fácil acesso, resultam em processos de significância de valores sociais e comportamentais na medida inclusive do eminente risco de choques conceituais entre diferentes gerações.
A evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação, principalmente nas três últimas décadas, tem afetado profundamente a sociedade em todas suas dimensões. Mediada pelas ‘Novas Tecnologias de Informação e Comunicação’ (NTIC), a formação do homem moderno é, em parte, classificada pelo nível de acesso e interatividade sobre as ferramentas tecnológicas ao qual fora submetido no decorrer de sua vida.
Marc Prensky, estudioso da área da tecnologia da educação, classificou os indivíduos nascidos após 1983 como uma geração distinta em muitos aspectos em comparação com as gerações que as antecederam.
O autor a denominou como geração dos ‘Nativos Digitais’. Estes indivíduos caracterizam-se por uma geração que passou grande parte de seu tempo interagindo com aparelhos de televisão, computadores, telefones celulares, câmeras de fotografia e de vídeo digitais, smartphones, tablets, assim como sites, blogs, redes sociais, e outros recursos emergidos deste contexto.
A geração dos ‘Imigrantes Digitais’, ou seja, os nascidos até 1983, é caracterizada por Prensky como uma geração cujos indivíduos são dotados de elementos formativos que não sofreram forte influência dos recursos tecnológicos em seu processo formativo, no entanto em alguma época de suas vidas se fascinaram com o advento tecnológico adotando muitos recursos da nova tecnologia em seu cotidiano.

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A evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação, principalmente nas três últimas décadas, tem afetado profundamente a sociedade em todas suas dimensões. Mediada pelas ‘Novas Tecnologias de Informação e Comunicação’ (NTIC), a formação do homem moderno é, em parte, classificada pelo nível de acesso e interatividade sobre as ferramentas tecnológicas ao qual fora submetido no decorrer de sua vida.
Marc Prensky, estudioso da área da tecnologia da educação, classificou os indivíduos nascidos após 1983 como uma geração distinta em muitos aspectos em comparação com as gerações que as antecederam.
O autor a denominou como geração dos ‘Nativos Digitais’. Estes indivíduos caracterizam-se por uma geração que passou grande parte de seu tempo interagindo com aparelhos de televisão, computadores, telefones celulares, câmeras de fotografia e de vídeo digitais, smartphones, tablets, assim como sites, blogs, redes sociais, e outros recursos emergidos deste contexto.
A geração dos ‘Imigrantes Digitais’, ou seja, os nascidos até 1983, é caracterizada por Prensky como uma geração cujos indivíduos são dotados de elementos formativos que não sofreram forte influência dos recursos tecnológicos em seu processo formativo, no entanto em alguma época de suas vidas se fascinaram com o advento tecnológico adotando muitos recursos da nova tecnologia em seu cotidiano.

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