Histórias Do Brasil

Histórias Do Brasil: Caminhos Didáticos Para Abordagens Históricas é um trabalho que deriva do esforço de discentes, graduandos do curso de História da UFPI.

Este livro nasce do intuito de resistir, de seguir doravante apontando que o saber histórico é premente, necessário e edificante. Compreender, se fazer compreender e permitir com que docentes e discentes compreendam são tarefas afanosas.

Por isso, arguir questões, buscar respostas, investigar interesses políticos, sociais, econômicos e culturais da humanidade ao longo do tempo é uma procura política, e a operacionalização desse processo só se consuma quando realizada envolvendo o máximo de pessoas possível, na reflexão, na interpretação e no questionamento do mundo em que vivemos, da sociedade, de um modo geral.

É para isso, pois, que as Ciências Humanas, especialmente a história, estuda as ações dos homens, no tempo e no espaço, e como elas se desdobram. Implica interesse porque não se trata de estudar a díade maniqueísta: “bons e maus” das abordagens históricas, mas os interesses e a escrita. Quem escreveu? Onde? Para quem? São perguntas demasiadamente relevantes quando tratamos de estudar, esquadrinhar uma fonte histórica. Investigamos o passado, mas não nos desvencilhamos do presente, tendo em vista o futuro.

Histórias Do Brasil: Caminhos Didáticos Para Abordagens Históricas é um trabalho que deriva do esforço de discentes, à época da escrita graduandos do curso de História da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, a partir da disciplina Metodologia do Ensino de História, capitaneada pela Profa. Ms. Ana Paula Cantelli Castro, que, ao longo das aulas, debateu com os graduandos a produção de um material que fosse compreendido, aceito e respaldado pela comunidade escolar, rememorando, por conseguinte, que a Universidade tem a função social de contemplar pesquisa, ensino e extensão.

O livro conta com cinco eixos temáticos: 01. Ensino de história indígena no Brasil; 02. Contribuição dos grupos étnicos da África para a cultura brasileira; 03. O movimento operário e a consolidação das leis trabalhistas no Brasil; 04. Ditadura civil-militar no Brasil e; 05. A Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988 e seus desdobramentos.

Os capítulos são paradidáticos, contando com apontamentos e reflexões sobre esses processos históricos e como eles podem ser abordados em sala de aula, levando em consideração o ciclo a que pertencem, em consonância com os Parâmetros Nacionais Curriculares de História.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Histórias Do Brasil

Histórias Do Brasil: Caminhos Didáticos Para Abordagens Históricas é um trabalho que deriva do esforço de discentes, graduandos do curso de História da UFPI.

Este livro nasce do intuito de resistir, de seguir doravante apontando que o saber histórico é premente, necessário e edificante. Compreender, se fazer compreender e permitir com que docentes e discentes compreendam são tarefas afanosas.

Por isso, arguir questões, buscar respostas, investigar interesses políticos, sociais, econômicos e culturais da humanidade ao longo do tempo é uma procura política, e a operacionalização desse processo só se consuma quando realizada envolvendo o máximo de pessoas possível, na reflexão, na interpretação e no questionamento do mundo em que vivemos, da sociedade, de um modo geral.

É para isso, pois, que as Ciências Humanas, especialmente a história, estuda as ações dos homens, no tempo e no espaço, e como elas se desdobram. Implica interesse porque não se trata de estudar a díade maniqueísta: “bons e maus” das abordagens históricas, mas os interesses e a escrita. Quem escreveu? Onde? Para quem? São perguntas demasiadamente relevantes quando tratamos de estudar, esquadrinhar uma fonte histórica. Investigamos o passado, mas não nos desvencilhamos do presente, tendo em vista o futuro.

Histórias Do Brasil: Caminhos Didáticos Para Abordagens Históricas é um trabalho que deriva do esforço de discentes, à época da escrita graduandos do curso de História da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, a partir da disciplina Metodologia do Ensino de História, capitaneada pela Profa. Ms. Ana Paula Cantelli Castro, que, ao longo das aulas, debateu com os graduandos a produção de um material que fosse compreendido, aceito e respaldado pela comunidade escolar, rememorando, por conseguinte, que a Universidade tem a função social de contemplar pesquisa, ensino e extensão.

O livro conta com cinco eixos temáticos: 01. Ensino de história indígena no Brasil; 02. Contribuição dos grupos étnicos da África para a cultura brasileira; 03. O movimento operário e a consolidação das leis trabalhistas no Brasil; 04. Ditadura civil-militar no Brasil e; 05. A Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988 e seus desdobramentos.

Os capítulos são paradidáticos, contando com apontamentos e reflexões sobre esses processos históricos e como eles podem ser abordados em sala de aula, levando em consideração o ciclo a que pertencem, em consonância com os Parâmetros Nacionais Curriculares de História.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog