
O Brasil, desde muito, afirma-se como um centro catalisador da reflexão a respeito de questões midiáticas, e seus pesquisadores têm tido relevante inserção tanto como organizadores quanto em participação em eventos da área.
Entretanto, o registro deste tipo de produção, que envolve resumos, resumos expandidos e, sobretudo, artigos, está restrito aos anais de eventos, mais das vezes em formato eletrônico. Isso, sob o ponto de vista da acessibilidade, por certo é muito importante, pois os agora já raros anais de eventos em suporte papel inviabilizavam consultas massivas à produção intelectual emergente de seminários, congressos e toda a sorte de encontros promovidos pela área da comunicação.
o livro que ora se apresenta, Histórias Da Mídia: Campos Da Publicidade E Da Comunicação Institucional, quer servir como desdobramento para novos horizontes e debates relacionados aos temas pertinentes ao campo da comunicação, como já fizeram, anteriormente, História das Relações Públicas.
A obra visa contemplar aspectos teóricos, técnicos e práticos da Publicidade e Propaganda e da Comunicação Institucional − inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências.
Outrossim, trata de buscar questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, igualmente lidar com as múltiplas linguagens, estéticas, mídias, profissões e demandas da ordem da organização do trabalho.
Dessa maneira, Histórias Da Mídia se alicerça em estudos que pressupõem uma integração de relações instituídas entre agentes do campo midiático, nesse caso, pela rede estabelecida entre os mesmos, que inclui publicitários, agências, empresas, relações públicas, entre outros elementos distribuídos em subcampos e, por sua vez, em posições e instâncias distintas, determinantes de uma lógica específica do campo e de autonomização do mesmo.
Nas ações se encontram agentes caracterizados como publicitários de criação, mídias etc., as quais atendem a esferas de legitimação como as premiações, caracterizando-se enquanto subcampos.
No âmbito de tais relações, o sistema explicita os papéis de indivíduos no campo de atuação em que ocorre e se efetiva a história da mídia.
É na noção de campo que, de acordo com Bordieu, podemos considerar a área midiática como um campo, no interior do qual a Publicidade e Propaganda e as Relações Públicas se organizam como instituições específicas, contendo uma ordem própria e um sistema de especialistas, com a função básica de produzir a mediação entre os demais campos sociais.
