Pesquisa De Opinião Pública

Este livro didático foi organizado no intuito de sanar uma lacuna existente nas bibliografias brasileiras a respeito da Pesquisa de Opinião Pública (POP).

Este livro didático foi organizado no intuito de sanar uma lacuna existente nas bibliografias brasileiras a respeito da Pesquisa de Opinião Pública (POP).

Percebemos que a pesquisa de opinião apresenta-se tanto como uma disciplina inserida nos currículos dos cursos da área da Comunicação Social quanto como uma ferramenta de levantamento de dados para pesquisas sociais.

Sendo a pesquisa de opinião pública um instrumento útil para conhecer a realidade, os comportamentos e as opiniões de um grupo social, acreditamos ser relevante a organização de um material como este, que pode servir de guia para acadêmicos, professores e pesquisadores vinculados às diversas áreas do conhecimento.

Elaborado por professoras ministrantes da disciplina de Pesquisa de Opinião Pública, este livro didático congrega conhecimentos fruto de referências bibliográficas e, também, de informações obtidas por meio de cursos, contatos pessoais com empresas do ramo, experiências diversas e, ainda, de saberes cultivados na sala de aula.

Neste livro, concentramos nossa atenção ao processo de elaboração e aplicação da pesquisa de opinião pública, buscando acolher conhecimentos que ajudem nessa construção.

Desse modo, conteúdos estatísticos sobre amostragem e análise dos dados, bem como teóricos relacionados à opinião pública, são mobilizados apenas na medida de sua aplicabilidade básica a um projeto de investigação da opinião pública.

Além disso, vale ressaltar que aqui nos limitamos à pesquisa de opinião de caráter quantitativo, também conhecida no Brasil como sondagem ou survey.

A organização deste livro está estruturada em cinco unidades. A primeira, intitulada “Panorama teórico da pesquisa de opinião pública”, aborda o contexto da pesquisa, trazendo um histórico da opinião pública e autores de referência às discussões sobre a temática.

Já no segundo tópico “Pesquisa de opinião quantitativa: história e conceitos fundamentais”, fazemos uma introdução didática aos principais conceitos mobilizados na pesquisa de opinião quantitativa, a partir do cenário das pesquisas eleitorais.

A “Unidade 3: Amostragem” vem na sequência, apresentando, de um ponto de vista mais técnico, conceitos como universo, amostra, margem de erro e nível de confiança, bem como tabelas e fórmulas para determinação do tamanho da amostra. Esse tópico explica, também, os principais tipos de amostragem usados em pesquisas de opinião.

A unidade 4, denominada “Instrumento de coleta de dados”, fornece dicas para a redação de um questionário de qualidade, além de apresentar os tipos de questões possíveis de serem nele inseridas.

A Unidade 5, “A coleta de dados”, traz informações importantes relativas ao momento de aplicação do questionário e expõe os diversos métodos de coleta de informações junto aos entrevistados.

Por fim, a Unidade 6, intitulada “Apresentação e interpretação dos resultados”, expõe o modo como um relatório de pesquisa pode ser organizado e apresentado ao público, por meio de gráficos, tabelas e texto.

Cada uma dessas unidades é seguida de exercícios para melhor fixação e entendimento do conteúdo. Além disso, o livro oferta um passo a passo para a realização de um survey, de modo que, ao final de cada unidade, o leitor seja capaz de avançar em uma das etapas da organização de uma pesquisa de opinião.

Desejamos que este livro didático de pesquisa de opinião pública seja útil a todos, colaborando na produção de pesquisas de opinião pública de qualidade.

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Elaborado por professoras ministrantes da disciplina de Pesquisa de Opinião Pública, este livro didático congrega conhecimentos fruto de referências bibliográficas e, também, de informações obtidas por meio de cursos, contatos pessoais com empresas do ramo, experiências diversas e, ainda, de saberes cultivados na sala de aula.

Neste livro, concentramos nossa atenção ao processo de elaboração e aplicação da pesquisa de opinião pública, buscando acolher conhecimentos que ajudem nessa construção.

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Além disso, vale ressaltar que aqui nos limitamos à pesquisa de opinião de caráter quantitativo, também conhecida no Brasil como sondagem ou survey.

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Já no segundo tópico “Pesquisa de opinião quantitativa: história e conceitos fundamentais”, fazemos uma introdução didática aos principais conceitos mobilizados na pesquisa de opinião quantitativa, a partir do cenário das pesquisas eleitorais.

A “Unidade 3: Amostragem” vem na sequência, apresentando, de um ponto de vista mais técnico, conceitos como universo, amostra, margem de erro e nível de confiança, bem como tabelas e fórmulas para determinação do tamanho da amostra. Esse tópico explica, também, os principais tipos de amostragem usados em pesquisas de opinião.

A unidade 4, denominada “Instrumento de coleta de dados”, fornece dicas para a redação de um questionário de qualidade, além de apresentar os tipos de questões possíveis de serem nele inseridas.

A Unidade 5, “A coleta de dados”, traz informações importantes relativas ao momento de aplicação do questionário e expõe os diversos métodos de coleta de informações junto aos entrevistados.

Por fim, a Unidade 6, intitulada “Apresentação e interpretação dos resultados”, expõe o modo como um relatório de pesquisa pode ser organizado e apresentado ao público, por meio de gráficos, tabelas e texto.

Cada uma dessas unidades é seguida de exercícios para melhor fixação e entendimento do conteúdo. Além disso, o livro oferta um passo a passo para a realização de um survey, de modo que, ao final de cada unidade, o leitor seja capaz de avançar em uma das etapas da organização de uma pesquisa de opinião.

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