Cultura Da Imagem E Sociedade Do Espetáculo

Os textos do livro Cultura Da Imagem E Sociedade Do Espetáculo foram desenvolvidos na ambiência do grupo de pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo.

O estatuto das imagens na contemporaneidade, especialmente quando relacionado à crescente cultura audiovisual, é tema que interpela o campo de estudos da comunicação a partir de fronteiras interdisciplinares.

Nesse sentido, Cultura Da Imagem E Sociedade Do Espetáculo oferece possíveis passagens ao abordar a concepção de cultura em Guy Debord por meio de duas vertentes: primeiramente, como reprodutora da sociedade capitalista do espetáculo, posto que inserida em modos de produção e consumo – aspecto predominante quando observamos as mídias – e, em segundo lugar, como possibilidade de uma crítica social em termos políticos e estéticos, contribuindo para o questionamento de modos de vida hegemônicos.

Dividida em três partes, a obra está organizada nos seguintes eixos: o papel das imagens na contemporaneidade; a relação entre arte e política; e a cobertura midiática, especialmente jornalística, voltada à cultura, tomando como ponto de inflexão a noção de espetáculo em Debord.

Desse modo, as temáticas tratadas nos interpelam por meio de diferentes filiações teóricas e objetos empíricos, levando-nos a reflexões que articulam
a questão da imagem e do imaginário (e também da imaginação), os modos de endereçamento do outro e as formas de construção de sua representação nos mais diversos meios.

Os textos do livro Cultura Da Imagem E Sociedade Do Espetáculo foram desenvolvidos na ambiência do grupo de pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo.

A maior parte deles tem origem no 3º Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo, ao passo que outros textos contribuem com o livro a partir de interlocuções com diferentes grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

A presença das imagens e o caráter espetacular da comunicação na contemporaneidade foram analisados não só de uma perspectiva crítica, questionadora da disseminação da lógica mercantil, mas também de uma perspectiva compreensiva, de defesa do direito humano ao entretenimento.

A possibilidade das imagens servirem como estímulo para movimentos políticos de ampliação de direitos sociais igualmente foi levada em consideração.

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Nesse sentido, Cultura Da Imagem E Sociedade Do Espetáculo oferece possíveis passagens ao abordar a concepção de cultura em Guy Debord por meio de duas vertentes: primeiramente, como reprodutora da sociedade capitalista do espetáculo, posto que inserida em modos de produção e consumo – aspecto predominante quando observamos as mídias – e, em segundo lugar, como possibilidade de uma crítica social em termos políticos e estéticos, contribuindo para o questionamento de modos de vida hegemônicos.

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Desse modo, as temáticas tratadas nos interpelam por meio de diferentes filiações teóricas e objetos empíricos, levando-nos a reflexões que articulam
a questão da imagem e do imaginário (e também da imaginação), os modos de endereçamento do outro e as formas de construção de sua representação nos mais diversos meios.

Os textos do livro Cultura Da Imagem E Sociedade Do Espetáculo foram desenvolvidos na ambiência do grupo de pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo.

A maior parte deles tem origem no 3º Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo, ao passo que outros textos contribuem com o livro a partir de interlocuções com diferentes grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

A presença das imagens e o caráter espetacular da comunicação na contemporaneidade foram analisados não só de uma perspectiva crítica, questionadora da disseminação da lógica mercantil, mas também de uma perspectiva compreensiva, de defesa do direito humano ao entretenimento.

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