
Edição: Agentes E Objetos expressa a maturidade acadêmica do grupo de pesquisadoras e pesquisadores que se reúnem nos congressos anuais da Intercom, desde 1994, no espaço destinado à Produção Editorial.
Sendo uma área multidisciplinar, sua formação agregou pesquisas de segmentos do conhecimento comunicacional e de suas interfaces, com a História, o Design, a Biblioteconomia, a Educação, as Letras, dentre outras, transformando-se em espaço de encontros e trocas entre aqueles que se dedicam aos estudos do livro, das editoras e das leituras.
Inicialmente restrita apenas ao mundo impresso, a área cresceu ao incorporar pesquisas pioneiras sobre as possibilidades e os desafios abertos pelas tecnologias digitais, atraindo novos estudiosos, não só das práticas, mas também das questões epistemológicas trazidas por essas transformações.
Além do apoio recebido das diretorias da Intercom, o grupo, para seu fortalecimento, contou com a dedicação de seus coordenadores, os professores Luís Guilherme Pontes Tavares (1994-1995), do autor destas linhas, Aníbal Bragança (1996-2000 e 2007-2009), Sandra Reimão (2000-2006), Ana Gruszynski (2010-2013), Márcio Souza Gonçalves (2014-2017) e, atualmente, de Bruno Martins.
Sempre estes contaram e contam com a colaboração de um núcleo básico que inclui seus eventuais substitutos e substitutas, como vice-coordenadores.
Edição: Agentes E Objetos, organizado em quatro partes, reúne dezessete textos, que, além de apresentarem a riqueza e a complexidade do campo de estudos, mostra as diferentes abordagens e objetos, além de apontar a formação de parcerias acadêmicas entre pesquisadores, expressando o quanto tais pesquisas estão presentes nos programas de pós-graduação de nossas universidades.
Maturidade acadêmica de um campo, sempre aberto e em movimento, construindo-se com a dedicação de muitos e sempre desafiado por uma tradição que se renova, transforma e atualiza com a permanente mudança de sujeitos e objetos, no Brasil e no exterior, oferecendo contribuições às ciências da Comunicação para melhor conhecermos os que escrevem, os que leem, os que editam e toda a cadeia da produção e da circulação dos livros, que ajudam a construir e a explicar o ser humano e a sociedade.
