
Jean-Luc Moriceau é Doutor em Ciências de Gestão pela Universidade de Paris IX Dauphine. No Programa de Pós-Graduação do Institut Mines-Télécom, o pesquisador é responsável pela formação de doutores na Télécom École de Management.
Seus principais interesses de investigação relacionam-se aos temas: estética e organização, estudos críticos de gestão/pós-modernismo, arte e construção de sentido, performance e performatividade, métodos qualitativos de pesquisa e de controle de gestão.
Entre suas publicações recentes, podemos destacar: “Performances acadêmicas e experiência estética: um lugar ao sensível na construção do sentido” (2014), “Demo(s): philosophy – pedagogy – politics” (2016), “L’art du sens dans les organisations” (2016), “Pratiques des méthodes qualitatives” (2017).
Com os títulos “Afetos e modos de pensar a comunicação organizacional”, “Afetos, pesquisa e escrita”, “Performatividade e Emancipação” e “Diferença e vulnerabilidades: hospitalidade e acolhimento”, o objetivo dos encontros era promover reflexões sobre os afetos em suas diversões dimensões, uma temática que permeia pesquisas realizadas por pós-graduandos das três linhas de pesquisa do PPGCOM/UFMG: Pragmáticas da Imagem, Processos Comunicativos e Práticas Sociais, e Textualidades Midiáticas.
Os setes capítulos que compõem este livro apresentam pesquisas orientadas em uma direção que privilegia os aspectos afetivos da vida e daquilo que impulsiona o comum, o banal.
Tais investigações narram a maneira pela qual os impactos próprios aos afetos ordinários formam o sujeito, revelando suas capacidades para afetar e ser afetado.
São estudos que se debruçam sobre as intensidades e banalidades das experiências comuns; que olham atentamente para as experiências íntimas, aquelas que estão carregadas de emoção, que são percebidas no corpo e nas relações interpessoais e, portanto, que se inscrevem em um tempo e um lugar específico.
Nos textos, o afeto comum simultaneamente se apresenta carregado de particularidades e como possibilidade de criar experiências responsáveis por moldar o sentimento do público, as dinâmicas culturais e as sociais do mundo político.
