
O XI Congresso de Arquivologia do Mercosul promovido pela Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), ocorreu no período de 19 a 22 de outubro de 2015, na cidade de São Paulo.
O evento contou com o Teatro da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) para sede do congresso, onde foram realizadas as sessões de abertura e de encerramento, as sessões plenárias, as mesas redondas e a VIII Jornada de Arquivos Municipais.
As demais atividades do XI CAM foram realizadas no Auditório e em cinco salas de aula e de reunião do Arquivo Público do Estado de São Paulo, bem como em dois auditórios da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, localizados no prédio onde se encontram o Centro de Documentação e Memória (CEDEM) e a Editora universitária.
O congresso contou ainda com uma Feira de Livros, Produtos e Serviços que, juntamente com a Secretaria do XI CAM, foi montada no Ginásio da APCD.
Nos dias 20 e 21 de outubro, os participantes interessados puderam realizar visitas técnicas, previamente agendadas, a instituições de gestão e/ou de preservação de documentos, e no dia 23, participaram de oficina pós-congresso sobre arquivos pessoais, promovida pela Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso.
Tendo como objetivo geral reunir os profissionais da área, arquivistas, docentes, estudantes, diretores de arquivos municipais, estaduais/provinciais e nacionais, pesquisadores e todos aqueles que, de uma forma ou de outra, estão relacionados com a teoria e a prática arquivísticas, com as finalidades de transmitir conhecimento, compartilhar experiências, discutir problemas e apresentar novos desafios que possibilitem o crescimento tanto do profissional quanto da Arquivologia, pode-se afirmar que o XI Congresso de Arquivologia do Mercosul conseguiu atingir suas metas.











