
Diante do cenário em que se encontra a educação brasileira, é comum a resistência à escolha da docência enquanto profissão. Os baixos salários oferecidos, as péssimas condições de trabalho, a falta de materiais diversos, o desestímulo dos estudantes e a falta de apoio familiar são alguns dos motivos que inibem a escolha por essa profissão.
Os reflexos dessa realidade são percebidos pela baixa procura por alguns cursos de licenciatura no país, como por exemplo, o curso de Matemática. Para além do que apontamos, a formação inicial de professores vem sofrendo, ao longo dos últimos anos, inúmeras críticas acerca das limitações que algumas licenciaturas têm para a constituição de professores.
A forma como muitos cursos se organizam curricularmente impossibilita experiências de formação que aproximem o futuro professor do “chão da sala de aula”. Somada a essas limitações está o descuido com a formação de professores reflexivos e pesquisadores. O cenário político de descuido e destrato com as questões educacionais, vivenciado recentemente, nos alerta para uma necessidade de criação de espaços de resistência.
É importante que as inúmeras problemáticas que circunscrevem a formação de professores, historicamente, sejam postas e discutidas. Precisamos nos permitir ser ouvidos e a criação de canais de comunicação, como este livro, aproxima a comunidade, de uma forma geral, das diversas ações que são experienciadas no interior da universidade, nesse movimento de formação do professor pesquisador.
Formação Inicial E Vivências Em Matemática trata da formação de professores que ensinam Matemática (PEM). O PEM congrega professores que ensinam Matemática em diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior) e em diferentes modalidades de ensino (EJA, Educação do campo, Educação quilombola, Educação hospitalar, Educação indígena etc.).
Concebemos a formação do PEM como um continuum entre a formação inicial e continuada, nos seus diferentes contextos de formação, na perspectiva do desenvolvimento profissional e da constituição da identidade profissional docente. Dessa forma, quando discriminamos formação inicial, continuada ou articulada (inicial e continuada), optamos por uma forma didática de nos referirmos a cada contexto de formação.
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