
É de experiências individuais que esta coletânea se constitui e através delas que tenta esboçar uma ideia de conjunto. A partir da compilação dos saberes, práticas, experiências e reflexões de alguns docentes do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol da Universidade Federal Rural de Pernambuco, propõe-se aqui um registro do panorama de enfrentamentos que marcaram a vida docente a partir da pandemia.
A ideia inicial deste livro era constituir um espaço aberto, sem gênero textual pré-definido, para que docentes, enquanto indivíduos subjetivos, pudessem expressar suas experiências como sujeitos que trabalham e vivem num cenário insólito, que foi o que se desenhou no último ano. Foi com base nisso que fiz o convite a todos os professores que integravam o Departamento de Letras em meados de 2020. Dessa forma, a expectativa inicial dos textos que comporiam este volume era bastante aberta, mais ou menos indefinida, como os tempos que vivíamos.
Não seria de estranhar que compusessem esse projeto, a uma só vez, um poema, um ensaio e um artigo científico. Quaisquer que fossem os gêneros textuais produzidos pelos colegas, era certo que eles seriam sintomáticos da forma como nos sentíamos à vontade para expressar o que experienciamos. O resultado efetivo dessa expectativa é o conjunto de artigos, conto e relatos de experiência que compõem A Docência (E Os Docentes) Em Tempos De Pandemia: Registros Para Reflexões Futuras.
Até o momento, está claro que as produções reunidas neste volume tocam diretamente no labor docente e na figura do professor, mas é certo que não se limitam a eles. Os estudantes e a instituição têm forte protagonismo no que é relatado, assim como o cenário geral do país e de nossa região. Em síntese, os textos aqui reunidos vão apresentar diferentes dimensões de experiência desses professores e seus reflexos em diálogo com o trabalho na instituição.
