Em tempos passados, o conhecimento humano estava mais próximo de uma visão holística, em que os estudiosos estavam envoltos em conhecer o mundo em sua totalidade: o místico e o carnal, o corpo e a mente, o biológico e o cultural eram parte da mesma natureza, do mesmo pensamento.
O acúmulo de conhecimento foi, aos poucos, fissurando essa perspectiva global: o todo foi se fragmentando em partes cada vez mais distantes, como se não tivessem relação entre si, como se não pertencessem mais umas às outras, estanques e fechadas, porém incompletas.
Nas últimas décadas, os estudiosos têm tentado resgatar a versão anterior, de modo que pudessem ampliar e globalizar o conhecimento, redimensionando um antigo paradigma.
Assim, surge à perspectiva da interlocução entre as várias áreas do conhecimento, a interdisciplinaridade, a partir de uma solicitação solitária e limitada da compreensão de alguns pesquisadores, acadêmicos, profissionais, levando-os a buscar respostas às demandas e fenômenos da natureza nas diversas dimensões da ciência.
Referendados nesse paradigma, alguns programas de pós-graduação têm acessado diversas formações profissionais no seu corpo de doutores e docentes, com o objetivo de ampliar e aprofundar debates que convirjam em produções para além dos muros de uma única ciência, para articular e disseminar o aprofundamento de preceitos teóricos.
Entre tais programas, está o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que, em momento específico, agregou profissionais de Administração, Ciências Sociais, Economia, Enfermagem, Ciência da Computação, Medicina Veterinária, Pedagogia, em conjunto ao grupo de Psicologia, todos em direção à produção de um conhecimento que pudesse apropriar-se e compreender os fenômenos da natureza de modo mais ampliado, numa perspectiva de estudos interdisciplinares.
Psicologia E Suas Interfaces apresenta ao leitor uma vasta gama de temas envoltos na Psicologia abrindo seus pulmões para novos ares, com pesquisas que envolvem diferentes leituras e visões da realidade.
Realidade essa recortada majoritariamente do sertão nordestino brasileiro, geografia que serve de pano de fundo para os estudos apresentados, como também estudos realizados em outros espaços geográficos.
Os trabalhos apresentados em Psicologia E Suas Interfaces foram coordenados por pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), contando com o financiamento parcial da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) para a efetivação das pesquisas.
Para facilitar o processo de busca e apropriação do conteúdo do livro pelo leitor, ele está organizado em subtemas, como: I — Psicologia e ciências humanas, II — Psicologia e redes sociais de saúde, III — Psicologia e interfaces pedagógicas e IV — Psicologia e teoria das representações sociais.