A Educação No Brasil Rural

Os estudos aqui apresentados fazem parte do Programa de Estudos sobre a Educação no meio rural do Brasil. O objetivo do Programa foi analisar a situação, as condições de funcionamento e o desempenho da educação no meio rural brasileiro

, buscando subsidiar e apoiar a formulação de políticas públicas, bem como ações governamentais e não-governamentais, visando à promoção da eqüidade e qualidade da educação no meio rural.
O Programa estabeleceu um processo participativo por meio da constituição do Grupo do Diálogo, um grupo consultivo composto por pesquisadores, dirigentes de órgãos públicos, representantes de agências de desenvolvimento, organizações não-governamentais e movimentos sociais vinculados à educação, principalmente nas diversas zonas rurais do País. Esse Grupo reuniu-se, num primeiro momento, para discutir o desenho preliminar do Programa de Estudos e definir os estudos a serem realizados. Num segundo encontro, foram apresentados e discutidos resultados preliminares dos estudos e iniciativas de educação para o meio rural desenvolvidas no Brasil, além de identificadas as necessidades de informações adicionais e organizados grupos de trabalho para a estruturação de estudos subseqüentes. São apresentados, a seguir, seis estudos realizados.
O primeiro e o segundo oferecem análises de dados estatísticos do IBGE, Censo Educacional e Pnad, provendo informações sobre o contexto socioeconômico e educacional rural, incluindo acesso à educação, qualidade do ensino, estrutura e condições das escolas, qualificação dos professores, desempenho dos alunos e do sistema educacional e transporte escolar.
O terceiro estudo apresenta uma revisão da literatura dos últimos quinze anos sobre a educação no meio rural, incluindo informações sobre algumas iniciativas de educação no meio rural em desenvolvimento no País, quais sejam: Casa Familiar Rural, Escola Família Agrícola, Escola Ativa e nucleação.
No quarto estudo apresentam-se os resultados de uma pesquisa postal realizada com cerca de mil municípios brasileiros, visando identificar experiências e políticas educacionais implementadas no meio rural para a educação básica.
O quinto estudo analisa e compara o desempenho dos alunos em escolas urbanas e rurais, utilizando os resultados de testes de avaliação aplicados aos alunos dos Estados de Minas Gerais e Paraná. O estudo determina, também, os fatores relacionados com o desempenho dos alunos.
Finalmente, o sexto estudo faz uma análise do trabalho infantil nas zonas rurais e suas relações com a permanência na escola e o desempenho educacional das crianças. Analisa, também, o potencial de intervenções do tipo Bolsa-Escola para manter crianças residentes nas zonas rurais na escola.

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