Mídia E Cultura Contemporânea Vol. II

Aline Maria Grego Lins & Outros (Orgs.) - Mídia E Cultura Contemporânea Vol. II: Série Mercado

Até que ponto os nossos hábitos e costumes partilhados socialmente são reflexos diretos da gestão dos processos tecnológicos e da sua relação íntima com as estruturas de mercado?

Questionamentos como o dessa natureza nos levam a pensar a respeito dos processos de interação estratégica entre os principais atores políticos, sociais e econômicos presentes no atual cenário e de como eles estruturam, mantêm ou modificam relações de poder e de consumo na sociedade contemporânea.

A partir de uma perspectiva interdisciplinar, utilizando conceitos de Comunicação, Sociologia, Ciência Política, Economia e Direito, entre outros, é que o primeiro volume desta série “Mídia e Cultura Contemporânea - Mercado” apresenta algumas reflexões sobre esses temas.

Resultado direto do grupo de pesquisa de mesmo nome (fundado na Universidade Católica de Pernambuco em 2001), o conjunto de textos presente nesse livro observa a gestão da tecnologia a partir do prisma da operacionalização do planejamento, produção e distribuição de bens e serviços em ambientes de convergência tecnológica.

Nesse contexto, a investigação de estratégias de negócios se mostra imprescindível para compreender dinâmicas organizacionais. Isso se reflete, fundamentalmente, em modelos inovadores de gestão da tecnologia, por meio dos quais se buscam adequações às constantes mudanças do mercado.

Este volume tem como intuito principal o de convidar o leitor à reflexão a partir da constatação de que tais modelos de gestão vêm provocando transformações significativas na estruturação e na dinâmica do mercado.

Muitas vezes essa configuração de mercado incentiva a estruturação de clusters (concentração geográfica de empresas), fenômeno relacionado à interação entre governos, mercado e academia.

E esses atores possuem o potencial de, juntos, influenciarem o Estado em busca de políticas públicas setoriais capazes de fomentar iniciativas em diversas áreas.

Apresentados nas páginas a seguir, os sete textos discutem esses temas, entre outros temas, a partir de óticas particulares, mas que, ao fim, encontram-se numa mesma linha de chegada quando se fala em constatações.

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Até que ponto os nossos hábitos e costumes partilhados socialmente são reflexos diretos da gestão dos processos tecnológicos e da sua relação íntima com as estruturas de mercado?

Questionamentos como o dessa natureza nos levam a pensar a respeito dos processos de interação estratégica entre os principais atores políticos, sociais e econômicos presentes no atual cenário e de como eles estruturam, mantêm ou modificam relações de poder e de consumo na sociedade contemporânea.

A partir de uma perspectiva interdisciplinar, utilizando conceitos de Comunicação, Sociologia, Ciência Política, Economia e Direito, entre outros, é que o primeiro volume desta série “Mídia e Cultura Contemporânea – Mercado” apresenta algumas reflexões sobre esses temas.

Resultado direto do grupo de pesquisa de mesmo nome (fundado na Universidade Católica de Pernambuco em 2001), o conjunto de textos presente nesse livro observa a gestão da tecnologia a partir do prisma da operacionalização do planejamento, produção e distribuição de bens e serviços em ambientes de convergência tecnológica.

Nesse contexto, a investigação de estratégias de negócios se mostra imprescindível para compreender dinâmicas organizacionais. Isso se reflete, fundamentalmente, em modelos inovadores de gestão da tecnologia, por meio dos quais se buscam adequações às constantes mudanças do mercado.

Este volume tem como intuito principal o de convidar o leitor à reflexão a partir da constatação de que tais modelos de gestão vêm provocando transformações significativas na estruturação e na dinâmica do mercado.

Muitas vezes essa configuração de mercado incentiva a estruturação de clusters (concentração geográfica de empresas), fenômeno relacionado à interação entre governos, mercado e academia.

E esses atores possuem o potencial de, juntos, influenciarem o Estado em busca de políticas públicas setoriais capazes de fomentar iniciativas em diversas áreas.

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