Análise Das Necessidades Formativas Docentes

Com este trabalho temos o objetivo de contribuir para as discussões e reflexões sobre as necessidades formativas docentes.

Com este trabalho temos o objetivo de contribuir para as discussões e reflexões sobre as necessidades formativas docentes.

Reconhecemos que as políticas sobre formação de professores, em meio a projetos educacionais, normativas e investimentos, se fundamentam na assunção de que eles possuem determinadas necessidades formativas. Muitas vezes, porém, a formação fornecida não é satisfatória, seja aos próprios professores ou a outros interessados no trabalho docente, por não corresponderem às suas reais necessidades, o que leva a se problematizar na quantidade de tempo e recursos assim despendidos.

Por isso, as necessidades formativas precisam ser devidamente investigadas e expressas, o que não é uma tarefa simples, dada a complexidade de fatores presentes no campo da formação docente.

O conceito “necessidade formativa” tem um espectro amplo de definições, assim como a própria palavra “necessidade”. Da mesma maneira, os métodos para se identificar as necessidades formativas podem ser desenhados e, também, aplicados de diferentes formas. É o que se constata na leitura dos trabalhos desenvolvidos dentro dessa categoria investigativa nas últimas décadas.

No Brasil, os estudos no campo da análise das necessidades formativas docentes têm sido marcados por uma variedade de sujeitos, perspectivas e modelos de investigação, que têm contribuído para evidenciar o caráter complexo do trabalho docente e do diagnóstico de suas necessidades. Os quadros resultantes dessas pesquisas deixam claro o importante papel dos professores na Educação e a carência premente de investimentos na sua formação.

O capítulo 1 desse livro trata da importância das pesquisas sobre a formação de professores, especialmente quanto às suas necessidades formativas, em uma perspectiva mais abrangente. No capítulo 2, são discutidos os termos trabalho, formação e saberes docentes, imbricados com a problemática das necessidades formativas. O capítulo 3 apresenta e discute sobre diversas perspectivas em torno das necessidades formativas, possibilitando uma síntese e definição. No capítulo 4, discute-se algumas contribuições da teoria crítica para uma perspectiva dialética na análise das necessidades formativas docentes. No capítulo 5 é apresentado de forma sintética, agregando ideias discutidas ao longo do livro, um trabalho desenvolvido pelo autor no campo das necessidades formativas, dentro de uma perspectiva dialética.

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Por isso, as necessidades formativas precisam ser devidamente investigadas e expressas, o que não é uma tarefa simples, dada a complexidade de fatores presentes no campo da formação docente.

O conceito “necessidade formativa” tem um espectro amplo de definições, assim como a própria palavra “necessidade”. Da mesma maneira, os métodos para se identificar as necessidades formativas podem ser desenhados e, também, aplicados de diferentes formas. É o que se constata na leitura dos trabalhos desenvolvidos dentro dessa categoria investigativa nas últimas décadas.

No Brasil, os estudos no campo da análise das necessidades formativas docentes têm sido marcados por uma variedade de sujeitos, perspectivas e modelos de investigação, que têm contribuído para evidenciar o caráter complexo do trabalho docente e do diagnóstico de suas necessidades. Os quadros resultantes dessas pesquisas deixam claro o importante papel dos professores na Educação e a carência premente de investimentos na sua formação.

O capítulo 1 desse livro trata da importância das pesquisas sobre a formação de professores, especialmente quanto às suas necessidades formativas, em uma perspectiva mais abrangente. No capítulo 2, são discutidos os termos trabalho, formação e saberes docentes, imbricados com a problemática das necessidades formativas. O capítulo 3 apresenta e discute sobre diversas perspectivas em torno das necessidades formativas, possibilitando uma síntese e definição. No capítulo 4, discute-se algumas contribuições da teoria crítica para uma perspectiva dialética na análise das necessidades formativas docentes. No capítulo 5 é apresentado de forma sintética, agregando ideias discutidas ao longo do livro, um trabalho desenvolvido pelo autor no campo das necessidades formativas, dentro de uma perspectiva dialética.

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