
No Brasil, a Comissão de Anistia, criada em 2001 no âmbito do Ministério da Justiça para reparar os atos de exceção praticados pelo Estado entre 1946 e 1988, desde 2007 ampliou a sua atuação – antes focada na reparação econômica – de maneira a empreender também políticas de reparação simbólica e promoção da memória das graves violações de direitos humanos. Com o fim de aprofundar o processo democrático brasileiro, concebeu e realizou projetos, como Caravanas da Anistia, Marcas da Memória, Clínicas do Testemunho, Memorial da Anistia Política do Brasil e Revista Anistia.
O livro Lampejos Arte, Memória, Verdade, Justiça se insere na abordagem simbólica, cultural e pedagógica da Comissão de Anistia. A partir da iniciativa da Coordenação de Articulação Social e Ações Educativas, esta publicação tem como objetivo apresentar à sociedade brasileira coletivos e artistas que vêm aprimorando lutas para que o Estado brasileiro promova uma política pública em memória, verdade e justiça, e efetive as recomendações ao Estado brasileiro, produzidas pela Comissão Nacional da Verdade, a partir de reivindicações históricas dos familiares de mortos e desaparecidos políticos, ex-perseguidos políticos e sociedade civil.
Em tempos de pedidos de “intervenção militar” e “volta da ditadura” é mais do que pertinente que a juventude, principalmente, saiba o que de fato aconteceu durante a ditadura militar. E, mais: que jovens conheçam iniciativas de outros jovens e artistas que, mesmo não tendo vivido aqueles anos de exceção, não querem nunca mais perseguições políticas, mortes e desaparecimentos forçados.
Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!
